Anger management program for adults with traumatic brain injury : a brazilian adaptation
Resumo
Resumo: A Lesão Encefálica Adquirida (LEA), mais especificamente o Traumatismo Cranioencefálico (TCE), é uma questão de saúde pública, que afeta não só as pessoas diretamente, mas também o seu entorno familiar. Trata-se de uma questão social e econômica a nível mundial, que impacta a vida do sujeito a nível cognitivo, emocional e psicossocial. O comportamento agressivo e a desregulação da raiva são frequentes entre os sobreviventes do TCE, o que afeta diretamente suas relações socias. Portanto, programas de intervenção neuropsicológica que integrem tanto os aspectos cognitivos como os emocionais demonstramse indispensáveis no acompanhamento de pessoas com TCE. Na literatura acadêmica, há poucos estudos sobre programas específicos de manejo da raiva para esta população. Considerando esse contexto, a presente dissertação foi desenvolvida, e composta por três estudos relacionados com o tema. O primeiro estudo consistiu numa revisão sistemática da literatura que visava examinar as atuais evidências sobre intervenções de manejo da raiva após LEA. As análises dos 10 artigos selecionados permitiram concluir que os programas de intervenção centrados em estratégias de gestão da raiva conduzem a resultados positivos para a vida cotidiana da pessoa. Contudo, entre os estudos encontrados, há grandes diferença metodológicas de pesquisa e das características dos participantes. O segundo estudo descreveu o processo de adaptação do Anger Self-Management Training (ASMT), um programa de intervenção americano para pessoas com TCE, à realidade brasileira e à metodologia online. O primeiro passo foi a tradução completa do material para o português do Brasil. Depois, uma avaliação da sensibilidade cultural do programa foi realizada em conjunto com uma profissional com experiência na área reabilitação neuropsicológica para adultos após o TCE no Brasil, que resultaram em modificações pontuais no que se refere a apresentação do conteúdo. A segunda parte consistiu na adaptação do programa para apresentação online. O Google Drive foi utilizado como ferramenta para o armazenamento e organização do material de apoio. O terceiro estudo refere a um estudo de caso múltiplo com dois participantes que visava testar a eficácia do programa ASMT com a população brasileira e na modalidade online, utilizando métodos mistos. Foram recolhidos dados quantitativos e qualitativos a partir de questionários e entrevistas com os participantes e familiares, e vídeos das sessões. Os resultados sugeriram que o programa ASMT era apropriado para a cultura brasileira e para a utilização da modalidade online. Os dados qualitativos mostraram um desenvolvimento favorável da gestão da raiva com adesão e generalização das técnicas propostas durante o programa. Os dados quantitativos mostraram uma melhoria significativa na pontuação de um participante em relação à experiência e expressão da raiva. O presente estudo contribuiu para o campo da reabilitação neuropsicológica no Brasil e para o desenvolvimento do campo da teleneuropsicologia. Abstract: Acquired Brain Injury (ABI), more specifically Traumatic Brain Injury (TBI), consists of a public health matter, which affects not only the direct persons but also their families. It is a social and economic issue worldwide. There are many cognitive, emotional, and psychosocial impacts throughout people following TBI. Aggressive behavior and anger misadjustment are a common reality among survivors of TBI and have a huge impact on their social relationships with others. Thus, intervention programs targeting both cognitive and emotional aspects aimed at this population are necessary. Also, it should be noted that there are few studies about anger management programs for TBI. Considering such a context, the present dissertation was developed, and composed of three studies related to the theme. The first study consisted of a systematic literature review that aimed to examine the current evidence on anger management interventions following ABI. The analyses of the 10 selected articles have allowed concluding that intervention programs focused on strategies for anger management lead to positive results for the person's daily life. However, the studies had important methodological differences among the studies and heterogeneous characteristics of ABI participants. The second study described the process of adapting the Anger Self-Management Training (ASMT), an American intervention program for TBI to the Brazilian reality and an online method. The first step was the full translation to Brazilian Portuguese. After an evaluation of the cultural sensibility of the program with semantic and conceptual modifications with a professional with experience in working with neuropsychological rehabilitation for adults following TBI in Brazil. The second part was the online version adaptation by the creation of a Google Folder, organization of support material, and adaptation of home independent practices to the online interface. The third study was a multiple case study with two participants that aimed to test the effectiveness of the ASMT program with the Brazilian population and in the online modality, using mixed methods. Quantitative and qualitative data were collected from questionnaires and interviews with participants and significant others and videos of the sessions. Results suggested that the ASMT program was appropriate for the Brazilian culture and the use of the online modality. The qualitative data showed favorable development of anger management with adherence to and generalization of the techniques proposed during the program. Quantitative data showed a significant improvement in one participant's scores regarding anger experience and expression. The present study contributed to neuropsychological rehabilitation and the development of the field of teleneuropsychology.
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