A avaliação neuropsicológica da atenção em adolescentes com diagnóstico de transtorno do espectro autista
Resumo
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento e seus sintomas estão associados aos comportamentos repetitivos, restritos, e déficits na comunicação social. A heterogeneidade das manifestações clínicas e funções cognitivas discrepantes nos indivíduos com TEA desafiam profissionais da saúde e da educação. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o perfil neuropsicológico de adolescentes com diagnóstico de TEA, com ênfase nos processos atencionais. Para este propósito foram realizados dois estudos, o primeiro estudo trata-se de uma revisão sistemática sobre o tema, e o segundo consiste em um estudo empírico com delineamento descritivo correlacional. O estudo 1 buscou caracterizar o perfil cognitivo desta população, bem como identificar na literatura os instrumentos de avaliação neuropsicológica utilizados para descrever os processos atencionais de adolescentes com TEA. A busca foi realiza nas bases de dados PycNET, PudMed, BIREME e SciELO. Foram selecionados 24 artigos que apresentaram em seu resumo os seguintes descritores: "autism" AND; "attention OR attention déficit"; AND "assessment OR evaluation"; AND "neuropsychological OR cognitive" no período entre 2015 a 2019. A revisão da literatura identificou que os instrumentos de avaliação mais utilizados são as escalas de inteligência Wechsler; a Autism Diagnostic Observation Schedule/ADOS; a Autism Diagnostic Interview-Revisado/ADI-R; e as escalas Conner's Rating Scale. Também ressaltou a complexidade na avaliação clínica, comportamental e neuropsicológica dos indivíduos com TEA, dada a amplitude do espectro do transtorno. O estudo 2 visou estabelecer a relação entre o funcionamento atencional e os sintomas do TEA. Foi realizada avaliação neuropsicológica de 31 adolescentes, entre 10 e 16 anos, com escolaridade média de 6 anos, diagnosticados com TEA de nível I e II, recrutados em ambulatório de TEA de um Centro de Neuropediatria de hospital público de Curitiba e em escolas da Rede Municipal de Educação de Curitiba. O protocolo avaliativo contemplou entrevista de anamnese com os pais, a Escala de Avaliação de Traços Autísticos/ATA, o questionário Childhood Autism Rating Scale/CARS, o Instrumento de Avaliação de Sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade/SNAP IV, respondido por pais e professores, e avaliação dos participantes com os instrumentos: Escala de Inteligência Wechsler/WISCIV; Bateria Psicológica da Atenção/BPA; Teste de Trilhas/TMT; e Teste de Desempenho Escolar/TDE. Os Resultados do estudo evidenciaram que adolescentes com TEA apresentam dificuldade atencional nas situações em que são necessários o controle mental e o funcionamento executivo. Hipotetiza-se que a dificuldade pode ser exacerbada pelo hiperfoco do indivíduo nos seus interesses restritos e comportamentos repetitivos, característicos do TEA. Conclusão: Os problemas atencionais alteram o funcionamento executivo e impactam a vida do indivíduo com TEA e de suas famílias. Os resultados do presente estudo contribuem para a compreensão da complexidade do quadro, que demanda a necessidade de intervenções de saúde e educação apoiadas em programas específicos. Abstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder and its symptoms are associated with repetitive, restricted behaviors, and deficits in social communication. The heterogeneity of clinical manifestations and differing cognitive functions in individuals with ASD challenge health and education professionals. This research aimed to investigate the neuropsychological profile of adolescents diagnosed with ASD, with an emphasis on attentional processes. For this purpose, two studies were carried out, the first study is a systematic review on the topic, and the second consists of an empirical study with a correlational descriptive design. Study 1 sought to characterize the cognitive profile of this population, as well as to identify in the literature the instruments of neuropsychological assessment used to describe the attentional processes of adolescents with ASD. The search was carried out in the PycNET, PudMed, BIREME and SciELO databases. Twenty-four articles were selected that presented in their summary the following descriptors: "autism" AND; "Attention OR attention deficit"; AND "assessment OR evaluation"; AND "neuropsychological OR cognitive" in the period from 2015 to 2019. The literature review identified that the most used assessment tools are the Wechsler intelligence scales; the Autism Diagnostic Observation Schedule / ADOS; the Autism Diagnostic Interview-Revised / ADI-R; and the Conner's Rating Scale. The rewiew also highlighted the complexity of the clinical, behavioral and neuropsychological assessment of individuals with ASD, given the breadth of the disorder spectrum. Study 2 aimed to establish the relationship between attentional functioning and ASD symptoms. A neuropsychological assessment was carried out of 31 adolescents, between 10 and 16 years old, with an average schooling of 6 years, diagnosed with ASD level I and II, recruited in an ASD clinic at a Neuropediatrics Center in a public hospital in Curitiba and in schools of the Rede Municipal Education of Curitiba. The evaluation protocol included anamnesis interview with the parents, the Autistic Traits Assessment Scale / ATA, the Childhood Autism Rating Scale / CARS, questionnaire, the Attention Deficit Hyperactivity Disorder Symptoms / SNAP IV, Assessment Instrument, answered by parents and teachers, and assessment of participants with the instruments: Wechsler / WISC-IV Intelligence Scale; Psychological Battery of Attention / BPA; Trail Test / TMT; and School Performance Test / TDE. The results of the study showed that adolescents with ASD have attentional difficulties in situations where mental control and executive functioning are necessary. It is hypothesized that the difficulty can be exacerbated by the individual's hyper focus on his restricted interests and repetitive behaviors, characteristic of ASD. Conclusion: Attentional problems alter the executive functioning and impact the life of the individual with ASD and their families. The results of the present study contribute to the understanding of the complexity of the situation, which demands the need for health and education interventions supported by specific programs.
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