Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrandão, Rodrigo, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorFerraz, Camila Sant'Ana Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-22T12:04:06Z
dc.date.available2024-03-22T12:04:06Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87222
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Brandãopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 29/02/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo tematiza a querela entre Claude-Adrien Helvétius (1715–1771) e Dennis Diderot (1713–1784), centrando-se nas aproximações e nos afastamentos entre suas teses sobre natureza e sociedade. A questão que nos motiva é: qual é o limite — se houver — da influência do ambiente e da sociedade no desenvolvimento do indivíduo para os autores, que pode ser identificado na Refutação de Helvétius? Quais são as consequências dele para a sociedade no que se refere aos princípios da educação? Para isso, abordaremos temas que perpassam a filosofia natural, tais como a matéria e a sensibilidade, o desenvolvimento moral e cognitivo, o interesse e as paixões, e, por fim, a proposta educacional dos autores. Valemo-nos de outros textos de Diderot e de Helvétius como auxiliares no mapeamento da questão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theses focuses on the quarrel between Claude-Adrien Helvétius (1715–1771) and Dennis Diderot (1713–1784), focusing on the similarities and differences between their theses on nature and society. The question that motivates us is: what is the limit of the influence of the environment and society on the development of the individual for the authors, that can be identified in the Refutation of Helvétius? What are the consequences of this for society in terms of the principles of education? To do this, we will address themes that permeate natural philosophy, such as matter and sensitivity, moral and cognitive development, interest and passions, and, finally, the authors’ educational proposal. Other texts by Diderot and Helvétius will be used as guide.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHelvetius, 1715-1771pt_BR
dc.subjectDiderot, Denis, 1713-1784pt_BR
dc.subjectFilosofia da naturezapt_BR
dc.subjectSociedades de pessoaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleHelvétius e Diderot sobre o desenvolvimento humanopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples