Método quali-quantitativo para redesenho de processos baseado na mineração de processos, gestão de riscos e Lean
Resumo
Resumo: A gestão de processos de negócio tem sido aplicada pelas instituições públicas de ensino superior, porém ainda de forma incipiente. Um dos obstáculos enfrentados é a dificuldade em consolidar metodologia para descoberta do processo e desenho de novo fluxo. Abordagens exclusivamente qualitativa ou quantitativa apresentam desvantagens. Contudo, há poucos trabalhos publicados que integram a análise quali-quantitativa. Essa pesquisa tem como objetivo apresentar um método para diagnóstico e redesenho de processos aplicável às instituições públicas de ensino superior, capaz de integrar a mineração de processos (quantitativa) às abordagens qualitativas, ao Lean e gestão de riscos. O método de trabalho dessa pesquisa alinhado ao objetivo seguiu uma adaptação da estrutura de Design Science Research. Esse método adaptado é composto por três etapas, revisão da literatura para identificação do problema e projeto da solução (1ª versão), estudo de caso para testar e revisar a solução (2ª versão) e, por fim, a pesquisa especializada para refinar a solução desenvolvida (3ª versão). Como resultado tem-se o framework para diagnóstico e redesenho de processos constituído por cinco etapas, abrangendo o planejamento do projeto, análise qualitativa, análise quantitativa, consolidação do diagnóstico e ideação e redesenho do processo. O método proposto integra diferentes áreas de gestão, como a gestão de riscos, Lean e mineração de processos, além de incorporar técnicas qualitativas e quantitativas. A quantidade de unidade de análise representa uma limitação da pesquisa, estudos futuros poderão ampliar e comparar a pesquisa entre outros processos e outras instituições com características. Abstract: Business process management has been applied by public higher education institutions, although still in an incipient form. One of the obstacles faced is the difficulty in consolidating methodology for discovering the process and designing a new flow. Exclusively qualitative or quantitative approaches specifically presented. However, there are few published works that integrate a qualitative-quantitative analysis. This research aims to present a method for diagnosing and redesigning processes applicable to public higher education institutions, capable of integrating process mining (quantitative) with qualitative approaches, Lean and risk management. The working method of this research is aligned with the objective of adapting the Design Science Research structure. This adapted method consists of three stages: literature review to identify the problem and design the solution (1st version), case study to test and review the solution (2nd version) and, finally, specialized research to refine the solution developed (3rd version). As a result, we have the framework for process diagnosis and redesign consisting of five stages, covering project planning, qualitative analysis, quantitative analysis, diagnosis formulation and process ideation and redesign. The proposed method integrates different management areas, such as risk management, lean and process mining, in addition to incorporating qualitative and quantitative techniques. The number of units of analysis represents a limitation of the research, future studies could expand and compare the research between other processes and other institutions with characteristics.
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