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dc.contributor.advisorLisbôa, Eliana Santana, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherRosa, Valdir, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativaspt_BR
dc.creatorZulato, Geovane Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T20:00:44Z
dc.date.available2024-03-20T20:00:44Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87197
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Eliana Santana Lisbôapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Valdir Rosapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 06/04/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos dez anos, houve uma ampla expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), gerando debates sobre sua inclusão no ambiente educacional, especialmente na disciplina de Matemática. Esta disciplina apresenta conteúdo abstrato para os alunos, o que pode impactar negativamente seu aprendizado. As TDIC se apresentam como uma oportunidade de superar este desafio, permitindo aulas práticas e com aprendizagem mais significativa. Com esse pensamento, a presente pesquisa teve como foco investigar se os professores de Matemática, das escolas de Educação Básica de uma cidade no Oeste do Paraná, possuem conhecimento sobre os conceitos e práticas necessárias para a utilização das TDIC em sala de aula. Foram selecionadas duas escolas: uma municipal, que atende aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), e uma estadual que atende aos anos finais do ensino fundamental e ensino médio (6º ao 9º ano e 1º a 3ª série, respectivamente). Como base teórica, foram abordadas as políticas públicas em relação ao ensino de Matemática, a formação docente - com ênfase na formação continuada -, as competências necessárias para o século XXI e o modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico de Conteúdo Pedagógico). Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou um questionário adaptado do modelo TPACK como instrumento de coleta de dados. A amostra utilizada foi não probabilística e por conveniência. Para a análise dos dados, foram utilizadas técnicas descritivas para as questões fechadas e análise de conteúdo para as questões abertas do questionário. Os resultados indicam que os professores participantes fazem pouco uso dos recursos digitais, possivelmente devido à falta de incentivo e aprendizado em técnicas e recursos nas formações continuadas (quando existentes). Portanto, sugere-se a necessidade de pesquisas adicionais que abordem essa temática.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the last ten years, there has been a wide expansion of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), generating debates about their inclusion in the educational environment, especially in the discipline of Mathematics. This course presents abstract content to students, which can negatively impact their learning. TDIC are presented as an opportunity to overcome this challenge, allowing practical classes and more meaningful learning. With this thought in mind, the present research focused on investigating whether Mathematics teachers, from Basic Education schools in a city in the West of Paraná, have knowledge about the concepts and practices necessary for the use of TDIC in the classroom. Two schools were selected: one municipal, which serves the early years of elementary school (1st to 5th grade), and a state school, which serves the final years of elementary and high school (6th to 9th grade and 1st to 3rd grades, respectively). . As a theoretical basis, public policies regarding the teaching of Mathematics, teacher training - with an emphasis on continuing education -, the necessary skills for the 21st century and the TPACK model (Technological Knowledge of Pedagogical Content) were addressed. This research adopted a qualitative approach and used a questionnaire adapted from the TPACK model as a data collection instrument. The sample used was non-probabilistic and for convenience. For data analysis, descriptive techniques were used for the closed questions and content analysis for the open questions of the questionnaire. The results indicate that the participating teachers make little use of digital resources, possibly due to the lack of encouragement and learning in techniques and resources in continuing education (when available). Therefore, the need for additional research addressing this issue is suggested.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino de matemática e as TDIC : análise e reflexão à luz das percepções dos professores da educação básica de um município do interior do estado do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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