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dc.contributor.advisorGomide, Paula Inez Cunhapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.creatorWeber, Laisapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-10T20:14:07Z
dc.date.available2024-06-10T20:14:07Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87185
dc.descriptionOrientadora: Paula Inez Cunha Gomidept_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia da Infância e Adolescencia. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Psicologia da Infância e da Adolescênciapt_BR
dc.description.abstractResumo: Problemas envolvendo comportamentos anti-sociais em crianças e adolescentes orientam a sociedade atual no sentido de procurar identificar e compreender os fatores que levam a tais comportamentos e agir para modificar esta realidade. Dentre as variáveis correlacionadas ao aparecimento de comportamentos anti-sociais, a moralidade foi particularmente abordada neste estudo sob um enfoque comportamental. Os principais estudos sobre o tema compreendem três vertentes teóricas: os cognitivistas, os relativistas e os comportamentalistas. As relações entre pais e filhos, modificadas em decorrência das transformações sofridas pela família, apontam o estudo dos estilos parentais como importante meio de prevenção de comportamentos anti-sociais. A literatura revisada indicou que a presença de culpa, vergonha, empatia, honestidade, justiça e generosidade, opiniões positivas sobre o trabalho e ausência de práticas anti-sociais como importantes determinantes do comportamento moral. Com o objetivo de comprovar esta relação, o Questionário de Comportamento Moral foi elaborado abordando as variáveis citadas. Os dados obtidos através deste instrumento permitiram o cálculo do índice de Comportamento Moral - ICM. O questionário foi preenchido por dois grupos. O primeiro, denominado grupo de Risco, cujas práticas educativas indicam probabilidade de desenvolver comportamentos anti-sociais e; o segundo, denominado grupo de Não Risco, cujas práticas educativas indicam o oposto, isto é, probabilidade de desenvolver comportamentos pró-sociais. Além do preenchimento deste questionário, 20 das 60 famílias (10 de cada grupo) participaram de um debate estimulado por uma história infantil, através do qual buscou-se verificar a presença ou ausência das variáveis selecionadas: honestidade, atos anti-sociais, agressividade na resolução de problemas, justiça, reparação do dano, generosidade, empatia, culpa e vergonha. Os discursos de cada membro das famílias de Risco e de Não Risco foram categorizados de acordo com as variáveis mencionadas acima. O teste não-paramétrico de Mann-Whitney mostrou que as médias dos escores do ICM para famílias de Não Risco e de Risco são estatisticamente diferentes. O teste de correlação de Spearman verificou que os escores dos adolescentes no ICM correlacionam-se positivamente com os escores dos pais e mães. Foi realizada análise do discurso obtido através do debate, a qual indicou diferenças qualitativas entre os grupos, sendo que o grupo de Não Risco apresentou comportamentos socialmente mais adaptativos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Problems involving children and adolescents antisocial behavior guide the presentday society to try to identify and understand the factors that lead to such behavior and act to modify this reality. Morality, among the variables related to the development of antisocial behavior, was particularly approached in this study under a behaviorist point of view. The main studies about morality include three theoretical trends: the cognitivists, the relativists and the behaviorist approach. Parent-child interactions, modified by the transformations suffered by the family, point the study of parenting styles as an important prevention means of antisocial behavior. The reviewed literature demonstrates that the presence of guilt, shame, empathy, honesty, generosity and positive opinions about working and absence of antisocial behavior determine moral behavior. The Moral Behavior Questionnaire, containing the above-mentioned variables, was drawn up with the aim of proving this relation. This questionnaire was the base for the calculation of the Moral Behavior Level. Two distinct groups have filled it out. The first one, named Risk Group, presented parental practices that point to the probability of developing antisocial behavior. The second sample, named Non-Risk Group, presented parental practices that point to the opposite side, i.e. probability of developing prosocial behavior. Each group was made up of 30 adolescents and their parents. Besides filling out the questionnaire, 20 of the 60 families (10 of each group) participated in a discussion about a children’s story. Through this discussion, the presence or absence of some aspects was verified. For this activity the following variables were evaluated: honesty, antisocial acts, aggression in problem solving, justice, damage reparation, generosity, empathy, guilt and shame. The speeches of each family member, from the Risk Group and from the Non-Risk group as well, were categorized according to the above-mentioned variables. The non-parametric test of Mann-Whitney showed that the mean of the Moral Behavior Level for both groups were different. The correlation analysis of Spearman showed that there was positive correlation between the Moral Behavior Levels of the adolescents and their parents. The discussion speeches were analyzed and indicated qualitative differences between the two groups, being observed that the Non-Risk group presented more adaptive social behavior.pt_BR
dc.format.extentix, 154f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologia do adolescentept_BR
dc.subjectPais e filhos - Educaçãopt_BR
dc.subjectFamília - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectFamília - Éticapt_BR
dc.subjectFamília - Condutapt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectInfluencia (Psicologia)pt_BR
dc.subjectEducação no larpt_BR
dc.subjectAdolescência - Relações com a famíliapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleEfeito do comportamento moral dos pais sobre o comportamento moral dos filhos adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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