Papel da educação indigena no fortalecimento do território contra o desenvolvimento do capital
Resumo
Resumo: O tema estudado neste de Conclusão de Curso (TCC), esta envolto na questão indígena, especialmente a questão indígena da etnia Xetá, e a qual, ao longo dos nossos estudos procuramos abranger para a Terra Indígena São Jerônimo. Assim, o trabalho desenvolvido teve como área de pesquisa a Terra Indígena São Jerônimo, no Município de São Jerônimo da Serra localiza ao Norte do Paraná, Brasil. Procuramos envolver e entender as relações entre a escola e a comunidade. Procuramos observar as relações científicas e acadêmicas da Questão Indígena durante todo o percurso da nossa formação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da natureza, realizado na Universidade Federal do Paraná- Setor Litoral em parceria com a Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA). Procuramos sintetizar e transformar as inquietações sobre a Questão Indígena neste TCC, através da discussão da temática: "O papel da Educação indígena no fortalecimento do território contra o desenvolvimento do capital no campo". O objetivo geral que orienta o trabalho tem como síntese: compreender as relações existentes entre o Colégio Estadual Indígena Cacique Koféj e a comunidade indígena São Jerônimo no fortalecimento de territórios contra o desenvolvimento do capital no campo. Os objetivos específicos resumemse em: discutir de forma breve os conflitos territoriais dos indígenas na região Norte do Paraná e o desenvolvimento do sistema capitalista; contextualizar a história da formação da aldeia indígena São Jerônimo e; identificar as relações existentes entre o Colégio Estadual Indígena Cacique Koféj e a comunidade indígena São Jerônimo. A importância que justifica este trabalho, se encontram em: resgatar, reconhecer e valorizar a cultura indígena das etnias Kaingang, Xetás, Guarani existentes na Aldeia São Jerônimo, por meio do Colégio Estadual Indígena Cacique Koféj. A metodologia empregada fez uso da pesquisa bibliográfica, onde estudamos livros, revistas e artigos que tratam da questão indígena como território de luta e resistência com uma relação direta no campo educacional. Também foi realizada uma pesquisa de campo, onde foram feitas várias visitas na terra indígena (TI) com o registro em diário de campo das principais observações e constatações. Foram realizadas conversas informais e entrevistas com as lideranças das três etnias que compõe a aldeia (Kaingang, guarani e xetá), assim como, com educadores e comunidade escolar (estudantes, funcionários, professores, pessoal da administração escolar) do Colégio Estadual Indígena Cacique Koféj. Compreende-se, portanto, que este diálogo entre os materiais estudados e a vida concreta e cotidiana da TI contribuiu enormemente para as reflexões contidas nesse trabalho. Pretende-se que este trabalho possa contribuir com as reflexões sobre as relações existentes entre a Educação do Campo e a Educação Indígena, assim como dar um retorno para a comunidade e visibilidade para a luta dos povos indígenas neste contexto do avanço do capital sobre suas terras tradicionalmente ocupadas, cultura e identidade