Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKeim, Ernesto Jacob, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.creatorMoura, Vanderli Nogueira dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T16:48:59Z
dc.date.available2024-03-05T16:48:59Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86881
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keimpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 13/11/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente texto, tem o propósito de organizar referenciais de cuidado que fundamentem, ações e propostas em projetos relacionados com a qualidade da vida ao tratar de temas ambientais. O processo investigativo, está organizado em três categorias, ou seja, Construção teórica amparada na Ecosofia (As Três Ecologias) de Félix Guattari, no Cuidado em Leonardo Boff; e na Educação em Paulo Freire. A presente investigação aponta caminhos e alternativas de como organizar projetos educacionais envolvendo o ambiente, a sociedade e a subjetividade humana pautadas nas sete premissas propostas por Leonardo Boff, com destaque para a dimensão de cooperação se apresenta como agente que aprimora a consciência de cuidado, ao tratar as atitudes que refletem a interação e a dinâmica das pessoas entre si e o ambiente que ocupam. A pesquisa traz como produto final um conjunto de referenciais, para sustentar e orientar a elaboração de projetos e programas educacionais que buscam contemplar a qualidade de vida junto com as temáticas ambientais. Além disso, o texto resultante irá culminar na edição de um livro com o título: A Pedagogia do Cuidado e interação ecopedagógica, como o volume de número 10 da coleção ‘Emancipação: Consciência, Metamorfose e Vida’.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this text is to organize care references that support actions and proposals in projects related to the quality of life when dealing with environmental issues. The investigative process is organized into three categories, that is, Theoretical construction supported by Ecosophy (The Three Ecologies) by Félix Guattari, Care by Leonardo Boff; and in Education in Paulo Freire. This investigation points out ways and alternatives on how to organize educational projects involving the environment, society and human subjectivity based on the seven premises proposed by Leonardo Boff, with emphasis on the dimension of cooperation, which presents itself as an agent that improves awareness of care, by dealing with attitudes that reflect the interaction and dynamics of people between themselves and the environment they occupy. The research brings as a final product a set of references, to support and guide the development of projects and educational programs that seek to address quality of life along with environmental themes. Furthermore, the resulting text will culminate in the publication of a book with the title: The Pedagogy of Care and ecopedagogical interaction, as volume number 10 of the collection ‘Emancipation: Consciousness, Metamorphosis and Life’.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEcologia humanapt_BR
dc.subjectQualidade de vida - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleO "cuidado" a partir de Leonardo Boff e "as três ecologias" de Félix Guattari em projetos de educação e ambientept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples