O "cuidado" a partir de Leonardo Boff e "as três ecologias" de Félix Guattari em projetos de educação e ambiente
Resumo
Resumo: O presente texto, tem o propósito de organizar referenciais de cuidado que fundamentem, ações e propostas em projetos relacionados com a qualidade da vida ao tratar de temas ambientais. O processo investigativo, está organizado em três categorias, ou seja, Construção teórica amparada na Ecosofia (As Três Ecologias) de Félix Guattari, no Cuidado em Leonardo Boff; e na Educação em Paulo Freire. A presente investigação aponta caminhos e alternativas de como organizar projetos educacionais envolvendo o ambiente, a sociedade e a subjetividade humana pautadas nas sete premissas propostas por Leonardo Boff, com destaque para a dimensão de cooperação se apresenta como agente que aprimora a consciência de cuidado, ao tratar as atitudes que refletem a interação e a dinâmica das pessoas entre si e o ambiente que ocupam. A pesquisa traz como produto final um conjunto de referenciais, para sustentar e orientar a elaboração de projetos e programas educacionais que buscam contemplar a qualidade de vida junto com as temáticas ambientais. Além disso, o texto resultante irá culminar na edição de um livro com o título: A Pedagogia do Cuidado e interação ecopedagógica, como o volume de número 10 da coleção ‘Emancipação: Consciência, Metamorfose e Vida’. Abstract: The purpose of this text is to organize care references that support actions and proposals in projects related to the quality of life when dealing with environmental issues. The investigative process is organized into three categories, that is, Theoretical construction supported by Ecosophy (The Three Ecologies) by Félix Guattari, Care by Leonardo Boff; and in Education in Paulo Freire. This investigation points out ways and alternatives on how to organize educational projects involving the environment, society and human subjectivity based on the seven premises proposed by Leonardo Boff, with emphasis on the dimension of cooperation, which presents itself as an agent that improves awareness of care, by dealing with attitudes that reflect the interaction and dynamics of people between themselves and the environment they occupy. The research brings as a final product a set of references, to support and guide the development of projects and educational programs that seek to address quality of life along with environmental themes. Furthermore, the resulting text will culminate in the publication of a book with the title: The Pedagogy of Care and ecopedagogical interaction, as volume number 10 of the collection ‘Emancipation: Consciousness, Metamorphosis and Life’.
Collections
- Dissertações [101]