Sequência didática on-line e aprendizagem baseada em projetos : uma alternativa para abordar a interdisciplinaridade no ensino de ciências com alunos do 9º ano de uma escola do município de Palotina-PR
Resumo
Resumo: A busca por práticas pedagógicas que fomentem a interdisciplinaridade, a autonomia e o protagonismo dos estudantes tem sido uma constante preocupação na educação contemporânea. Nesse contexto, torna-se essencial a adoção de abordagens metodológicas que ajudem os alunos a compreender que o conhecimento desempenha um papel significativo em suas vidas, com a interdisciplinaridade como um caminho viável. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo de analisar se uma sequência didática on-line baseada na Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) é uma alternativa viável que pode contribuir para a aprendizagem interdisciplinar ano do Ensino Fundamental, na área de Ciências. Foi desenvolvida uma sequência didática on-line intitulada "Navegando nas ondas do celular", a qual foi projetada e executada na plataforma Hands-On-Tec. Esta sequência teve como objetivo a abordagem interdisciplinar do tema das radiações eletromagnéticas. Como referencial teórico, integramos os princípios da interdisciplinaridade, o conceito de sequências didáticas, com ênfase na sequência didática on-line e uma abordagem fundamentada na teoria da aprendizagem significativa e na ABP. Em relação à metodologia, este estudo segue uma abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso. A pesquisa foi realizada com alunos do nono ano de uma escola localizada no município de Palotina, no estado do Paraná. Os instrumentos utilizados para análise foram um questionário, um diário de bordo e as atividades desenvolvidas na referida plataforma. Para analisar os dados, recorremos à análise descritiva e à análise de conteúdo, do tipo exploratório para as questões abertas do questionário. Os resultados evidenciam que os estudantes conseguiram estabelecer conexões entre o conhecimento obtido em sala de aula e situações do mundo real, tais como o funcionamento de dispositivos móveis, o desenvolvimento de plantas, a preservação de alimentos e a utilidade do micro-ondas. Além disso, os alunos demonstraram compreensão da importância das radiações eletromagnéticas na agricultura e na conservação dos alimentos. A análise também revelou que a abordagem interdisciplinar, a ABP e o uso de tecnologias digitais contribuíram para o engajamento e motivação dos alunos. Eles relataram que a aprendizagem em ciências ampliou sua compreensão do mundo natural, estimulou sua curiosidade e os levou a refletir sobre a importância da proteção do meio ambiente. No entanto, foram identificadas algumas lacunas na compreensão dos alunos, indicando a necessidade de aprimorar a contextualização do conhecimento e a aplicação prática do aprendizado. Além disso, foi observado que a motivação dos alunos pode variar, sendo influenciada pela forma como o conteúdo é abordado e pela relevância percebida pelos alunos. Em resumo, este estudo ressalta a relevância do ensino de ciências na ampliação da compreensão dos alunos sobre o mundo natural e seu impacto nas suas vidas diárias. A abordagem interdisciplinar, a integração de tecnologias digitais e a contextualização do conhecimento emergem como pilares fundamentais para fomentar uma educação abrangente e significativa. Abstract: The search for pedagogical practices that encourage interdisciplinarity, autonomy and student protagonism has been a constant concern in contemporary education. In this context, it is essential to adopt methodological approaches that help students understand that knowledge plays a significant role in their lives, with interdisciplinarity as a viable path. Based on this assumption, the present study aims to analyze whether an online teaching sequence based on Project-Based Learning (PBL) is a viable alternative that can contribute to interdisciplinary learning in the Elementary School year, in the area of Science. An online teaching sequence entitled "Navigating the cell phone waves" was developed, which was designed and executed on the Hands-On-Tec platform. This sequence aimed to provide an interdisciplinary approach to the topic of electromagnetic radiation. As a theoretical framework, we integrate the principles of interdisciplinarity, the concept of didactic sequences, with an emphasis on the online didactic sequence and an approach based on the theory of meaningful learning and PBL. Regarding methodology, this study follows a qualitative approach and is configured as a case study. The research was carried out with ninth-year students at a school located in the municipality of Palotina, in the state of Paraná. The instruments used for analysis were a questionnaire, a logbook and the activities developed on that platform. To analyze the data, we used descriptive analysis and content analysis, of the exploratory type, for the open questions of the questionnaire. The results show that students were able to establish connections between the knowledge obtained in the classroom and real-world situations, such as the operation of mobile devices, the development of plants, food preservation and the usefulness of the microwave. Furthermore, students demonstrated an understanding of the importance of electromagnetic radiation in agriculture and food preservation. The analysis also revealed that the interdisciplinary approach, PBL and the use of digital technologies contributed to student engagement and motivation. They reported that learning science expanded their understanding of the natural world, stimulated their curiosity and led them to reflect on the importance of protecting the environment. However, some gaps in students' understanding were identified, indicating the need to improve the contextualization of knowledge and the practical application of learning. Furthermore, it was observed that students' motivation can vary, being influenced by the way the content is approached and the relevance perceived by the students. In summary, this study highlights the relevance of science teaching in expanding students' understanding of the natural world and its impact on their daily lives. The interdisciplinary approach, the integration of digital technologies and the contextualization of knowledge emerge as fundamental pillars to foster comprehensive and meaningful education.
Collections
- Dissertações [30]