dc.contributor.advisor | Oliveira, Elisangela do Prado, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.creator | Branco, Marcelo Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T20:11:17Z | |
dc.date.available | 2024-03-01T20:11:17Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86828 | |
dc.description | Orientadora: Elisangela do Prado Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Um dos materiais fundamentais e insubstituíveis em uma obra é o solo. O princípio fundamental nos projetos de engenharia é que os esforços provenientes dos elementos estruturais são descarregados por último no solo. Portanto, é de suma importância compreender, de maneira preliminar, as propriedades físicas do solo, a fim de antecipar seu comportamento em situações específicas. O comportamento dos solos moles, objeto de análise neste estudo, é considerado desafiador no campo da geotecnia devido à sua alta compressibilidade e baixa resistência ao cisalhamento. Esses solos podem resultar em recalques significativos ao suportar cargas consideráveis ao longo do tempo. A área de interesse, a rodovia PR 412, que conecta praticamente todo o litoral do estado do Paraná, apresenta predominantemente solos moles em sua extensão. Um ponto crucial para a análise refere-se ao estado da rodovia, evidenciando ondulações perceptíveis em alguns de seus trechos. O autor busca justificar esse aspecto por meio de amostras coletadas em campo e ensaios de
caracterização e adensamento, destacando o tipo de solo predominante na região. Em última análise, enfatiza-se a importância de empregar técnicas de aterro diferente das convencionais quando os estudos geotécnicos indicam a predominância de solos moles na região de interesse. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : One of the fundamental and irreplaceable materials in construction is soil. The fundamental principle in engineering projects is that the loads originating from structural elements are ultimately transferred to the soil. Therefore, it is of utmost importance to preliminarily understand the physical properties of the soil in order to anticipate its behavior in specific situations. The behavior of soft soils, the subject of analysis in this study, is considered challenging in the field of geotechnics due to their high compressibility and low shear strength. These soils can result in significant settlements when subjected to considerable loads over time. The area of interest, the PR 412 highway, which connects virtually the entire coastline of the state of Paraná, predominantly features soft soils throughout its extension. A crucial point for analysis pertains to the state of the highway, highlighting noticeable undulations in some of its sections. The author seeks to justify this aspect through field-collected samples and characterization and consolidation tests, emphasizing the prevalent soil type in the region. Ultimately, the importance of employing unconventional fill techniques is underscored when geotechnical studies indicate the predominance of soft soils in the area of interest. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Solos - Composição | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.title | Possível relação entre aspecto do leito estradal da PR 412 e o tipo de solo predominante | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |