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dc.contributor.advisorOliveira, Elisangela do Prado, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorBranco, Marcelo Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T20:11:17Z
dc.date.available2024-03-01T20:11:17Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86828
dc.descriptionOrientadora: Elisangela do Prado Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Um dos materiais fundamentais e insubstituíveis em uma obra é o solo. O princípio fundamental nos projetos de engenharia é que os esforços provenientes dos elementos estruturais são descarregados por último no solo. Portanto, é de suma importância compreender, de maneira preliminar, as propriedades físicas do solo, a fim de antecipar seu comportamento em situações específicas. O comportamento dos solos moles, objeto de análise neste estudo, é considerado desafiador no campo da geotecnia devido à sua alta compressibilidade e baixa resistência ao cisalhamento. Esses solos podem resultar em recalques significativos ao suportar cargas consideráveis ao longo do tempo. A área de interesse, a rodovia PR 412, que conecta praticamente todo o litoral do estado do Paraná, apresenta predominantemente solos moles em sua extensão. Um ponto crucial para a análise refere-se ao estado da rodovia, evidenciando ondulações perceptíveis em alguns de seus trechos. O autor busca justificar esse aspecto por meio de amostras coletadas em campo e ensaios de caracterização e adensamento, destacando o tipo de solo predominante na região. Em última análise, enfatiza-se a importância de empregar técnicas de aterro diferente das convencionais quando os estudos geotécnicos indicam a predominância de solos moles na região de interesse.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : One of the fundamental and irreplaceable materials in construction is soil. The fundamental principle in engineering projects is that the loads originating from structural elements are ultimately transferred to the soil. Therefore, it is of utmost importance to preliminarily understand the physical properties of the soil in order to anticipate its behavior in specific situations. The behavior of soft soils, the subject of analysis in this study, is considered challenging in the field of geotechnics due to their high compressibility and low shear strength. These soils can result in significant settlements when subjected to considerable loads over time. The area of interest, the PR 412 highway, which connects virtually the entire coastline of the state of Paraná, predominantly features soft soils throughout its extension. A crucial point for analysis pertains to the state of the highway, highlighting noticeable undulations in some of its sections. The author seeks to justify this aspect through field-collected samples and characterization and consolidation tests, emphasizing the prevalent soil type in the region. Ultimately, the importance of employing unconventional fill techniques is underscored when geotechnical studies indicate the predominance of soft soils in the area of interest.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSolos - Composiçãopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.titlePossível relação entre aspecto do leito estradal da PR 412 e o tipo de solo predominantept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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