• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A utilização da música como recurso mnemônico e motivacional para aprendizagem de conteúdos extra-musicais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_Dionathan_Alisson_Junior_de_Souza_Falchetti.pdf (359.5Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Falchetti, Dionathan Alisson Junior de Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : presente pesquisa tratou de teorias sobre memória e motivação, relacionadas a recursos mnemônicos musicais baseados em canções e paródias utilizadas por professores de nível médio e cursos preparatórios para vestibular. Nela objetivou-se investigar o uso desses recursos nos processos de aprendizagem e memorização de conteúdos extramusicais do ponto de vista da motivação; a partir de um questionário, sobre motivação, com a participação de 37 estudantes e exestudantes de cursos de nível médio que tiveram a experiência com a utilização do método em questão. A revisão bibliográfica está relacionada a assuntos de Memória, sobre o ponto de vista de teorias da neurociência; e em teorias sobre Motivação em educação musical e educação regular, da área da psicologia educacional. Este artifício de que se valem os professores é bastante recorrente, e a aceitação entre os estudantes pode ser verificada mesmo sem um método científico formal, o que mobilizou este estudo, para entender se existem motivos que tangem a motivação dos alunos, e como se dá o processo de memorizar os conteúdos. Ao fim, a revisão bibliográfica e as respostas dos 37 alunos permitiram concluir que associar memórias de canções com os conteúdos que os alunos precisam memorizar ajuda no processo de internalização das informações. E que pelo fato de ele ter memorizado os dados com mais facilidade, e ter aquilo disponível na hora que necessitar, a segurança que lhe é proporcionada faz com que ele se motive pela sensação de poder realizar a tarefa graças à forma que utilizou para estudar
     
    Abstract : This research dealt with theories of memory and motivation, related to musical mnemonics based in features songs and skits used by teachers of high school and preparatory courses for college entrance. It was intended to investigate the use of these resources in the processes of learning and memorizing extra musical contents from the standpoint of motivation; from a questionnaire on motivation, with the participation of 37 students and former students of secondary courses who have had experience with the use of the method in question. The literature review is related to issues of memory, on the point of view of theories of neuroscience; and theories of motivation in music education and regular education, including educational psychology. This gimmick that draw teachers is highly recurrent, and acceptance among students can be checked even without a formal scientific method, which mobilized this study, to understand if there are reasons that concern student motivation, and how is the process of memorizing the contents. At the end, the literature review and the responses of 37 students showed that memories of songs associated with the content that students needs helped them to memorizing in the process of internalizing the information. And the fact that they has memorized the data more easily, and have it available when they need it, the security afforded to it causes it to be motivated by the feeling of being able to accomplish the task thanks to the way he used to study
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86732
    Collections
    • Licenciatura [62]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV