A utilização da música como recurso mnemônico e motivacional para aprendizagem de conteúdos extra-musicais
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Falchetti, Dionathan Alisson Junior de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : presente pesquisa tratou de teorias sobre memória e motivação, relacionadas a recursos mnemônicos musicais baseados em canções e paródias utilizadas por professores de nível médio e cursos preparatórios para vestibular. Nela objetivou-se investigar o uso desses recursos nos processos de aprendizagem e memorização de conteúdos extramusicais do ponto de vista da motivação; a partir de um questionário, sobre motivação, com a participação de 37 estudantes e exestudantes de cursos de nível médio que tiveram a experiência com a utilização do método em questão. A revisão bibliográfica está relacionada a assuntos de Memória, sobre o ponto de vista de teorias da neurociência; e em teorias sobre Motivação em educação musical e educação regular, da área da psicologia educacional. Este artifício de que se valem os professores é bastante recorrente, e a aceitação entre os estudantes pode ser verificada mesmo sem um método científico formal, o que mobilizou este estudo, para entender se existem motivos que tangem a motivação dos alunos, e como se dá o processo de memorizar os conteúdos. Ao fim, a revisão bibliográfica e as respostas dos 37 alunos permitiram concluir que associar memórias de canções com os conteúdos que os alunos precisam memorizar ajuda no processo de internalização das informações. E que pelo fato de ele ter memorizado os dados com mais facilidade, e ter aquilo disponível na hora que necessitar, a segurança que lhe é proporcionada faz com que ele se motive pela sensação de poder realizar a tarefa graças à forma que utilizou para estudar Abstract : This research dealt with theories of memory and motivation, related to musical mnemonics based in features songs and skits used by teachers of high school and preparatory courses for college entrance. It was intended to investigate the use of these resources in the processes of learning and memorizing extra musical contents from the standpoint of motivation; from a questionnaire on motivation, with the participation of 37 students and former students of secondary courses who have had experience with the use of the method in question. The literature review is related to issues of memory, on the point of view of theories of neuroscience; and theories of motivation in music education and regular education, including educational psychology. This gimmick that draw teachers is highly recurrent, and acceptance among students can be checked even without a formal scientific method, which mobilized this study, to understand if there are reasons that concern student motivation, and how is the process of memorizing the contents. At the end, the literature review and the responses of 37 students showed that memories of songs associated with the content that students needs helped them to memorizing in the process of internalizing the information. And the fact that they has memorized the data more easily, and have it available when they need it, the security afforded to it causes it to be motivated by the feeling of being able to accomplish the task thanks to the way he used to study
Collections
- Licenciatura [62]