dc.contributor.advisor | Souza, Fernanda de, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Polli, Alcina Estevão dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T18:15:18Z | |
dc.date.available | 2024-02-27T18:15:18Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86727 | |
dc.description | Orientador: Prof.ª Ms: Fernanda Souza | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho identifica os cursos de música que acontecem em ambiente não especializado, na comunidade evangelica Assembleia de Deus em Campina Grande do Sul. A pesquisa analisa a formação dos professores atuantes na igreja, as metodologias utilizadas pelos docentes nas realizações de suas aulas, a intenção dos estudantes desse local com relação ao aprendizado musical posteriormente e finalmente visa refletir como acontece a interação entre professor de música, aluno e comunidade de maneira geral. O trabalho realizou-se a partir de um estudo de caso e para sua efetivação foi elaborada coleta de dados através de vários encontros para observações. Nesse processo foram aplicadas entrevistas e questionário individual. Os resultados demonstram a importância do processo de iniciação musical na igreja, a influência dessa educação dentro e fora do ambiente religioso, os objetivos dos alunos após a iniciação musical e o perfil geral dos professores dos cursos de música da comunidade Assembleia de Deus | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This paper identifies the music courses that take place in non-specialist environment, Evangelical Assembly of God community in Campina Grande do Sul. The research analyzes the training of teachers working in the church, the methodologies used by teachers in the achievements of their classes, the intention of the students that location in relation to musical learning later and ultimately aims at reflecting as it does the interaction between music teacher, student and general community. The work was carried out from a case study and for its effectiveness was data collection developed through various meetings for comments. In the process interviews were applied and individual questionnaire. The results demonstrate the importance of musical initiation process in the church, the influence of this education within and outside the religious environment, the goals of the students after the musical initiation and the general profile of teachers of music courses of the Assembly of God community | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Música gospel | pt_BR |
dc.subject | Música Sacra - Paraná | pt_BR |
dc.title | O ensino de música em ambiente não especializado : um olhar atento ao ensino e aprendizado de música na comunidade evangélica Assembleia de Deus de Campina Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |