A flauta doce e a formação continuada dos docentes da Prefeitura Municipal de Curitiba no ensino de música nas escolas
Resumo
Resumo : Na presente pesquisa, "A Flauta doce e a formação continuada dos docentes da Prefeitura Municipal de Curitiba no ensino de música nas escolas", apresenta-se como estudo a formação docente nos cursos de capacitação em flauta doce, ofertados pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Este trabalho mostra a atual realidade do curso de formação de professores em flauta doce, da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME), para os docentes generalistas não acadêmicos em música atuantes na disciplina de Arte, na utilização da flauta doce como recurso complementar nas aulas de Arte-eixo música. De maneira semelhante, este trabalho apresenta um breve histórico sobre a trajetória da música na escola, da segunda metade do século XIX até a Lei nº 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino de música nas escolas brasileiras. E, neste contexto, aborda a utilização da flauta doce como recurso pedagógico musical em sala de aula. A metodologia está embasada em procedimentos qualitativos de caráter exploratório e quantitativo, utilizada para analisar os questionários aplicados aos professores participantes dos cursos de formação da SME. Tem como base teórica sobre a educação musical Fonterrada (2008), Ferreira (2012), Penna (2012) e Cuervo (2009), cujas reflexões vêm ao encontro da análise da pesquisa de campo. Verifica-se, como aspectos elencados nos questionários, que os docentes participaram dos cursos de música e flauta doce, utilizaram os conhecimentos adquiridos nas formações e reconheceram a flauta doce como um recurso auxiliador no processo de aprendizagem na educação musical, por outro lado a comunidade escolar ainda carece na aquisição, na manutenção e no incentivo às práticas musicais na no âmbito escolar Abstract : This current research, "The Recorder and the continuing education of teachers of the City of Curitiba in music education in schools", is presented as a study of teacher training courses for the recorder offered by the Municipality of Curitiba. This work shows the current state of the teacher-training course in recorder offered by the Department of Education of Curitiba (SME) for non-academic general teacher in music, classes using the recorder as a complementary resource in the Arts program. Similarly, this work presents a brief history of music in the schools, fron the second half of the nineteenth century to the Law nº 11.769/2008, mandating music education in Brazilian schools, and in this context it refers to the use of the recorder as a music teaching tool in the classroom. The methodology of this study is based on qualitative procedures, exploratory and quantitative procedures used to analyze the questionnaires to participants of the teacher training courses of the SME. The theoretical basis on music education - Fonterrada (2008), Ferreira (2012), Penna (2012) and Cuervo (2009), meets the analysis of the field research. As highlighted in the questionnaires, teachers participated in recorder and music courses offered, used the knowledge acquired in the training and recognized the recorder as a helping in tool application of the learning process in music education, and likewise, the school community still lacks the power and incentive to implement and maintain musical training in the school setting
Collections
- Licenciatura [62]