Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVásquez, Edwin Ricardo Pitrept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorKlos, Vinicius Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T18:27:09Z
dc.date.available2024-02-23T18:27:09Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86681
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre Vásquezpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse trabalho aborda o gênero musical Choro durante a Belle Époque. O propósito é verificar como essa música se consolidou para ser chamada de brasileira. A abordagem será realizada a partir da música urbana encontrada na cidade do Rio de Janeiro, sede do Império, nesse período. A importância da pesquisa se deve também pelo fato da cidade ter sido a capital do país, portanto, um centro cultural irradiador de modismos e inovações para todo o Brasil. O enfoque parte da etnografia do cenário músical da cidade do Rio de Janeiro, tendo como pressuposto que a música e sua prática, como toda forma de expressão, não é apenas consequência ou espelho dessa cultura, mas é um elemento ativo que simultaneamente expressa e instaura significados diversos sobrepostos, dentro das perspectivas da Etnomusicologia no estudo do contexto. De forma sistematizada, o conteúdo apresentado nesse trabalho irá tecer uma linha do tempo, cuja análise vai das primeiras configurações da música no Brasil, sob influxo europeu e africano, passando pelas fases dos principais gêneros de música popular na época, particularmente o Choropt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work addresses the Choro during the Belle Époque. The purpose is to see how this song was consolidated to be called Brazilian. The approach will be made from the urban music found in the city of Rio de Janeiro, home of the Empire during this period. The importance of research is due also to the fact the city was the capital of the country, so a radiating center of cultural trends and innovations for all Brazil. The focus of the ethnography of the musical landscape of the city of Rio de Janeiro, with the assumption that music and its practice, like any form of expression, is not only a consequence or mirror of that culture, but it is an active element that simultaneously expresses and establishes several overlapping meanings, within the perspective of Ethnomusicology and the study of context. In a systematic way, the content presented in this work will weave a time line, whose analysis starts from the first structures of music in Brazil, under the European and African influence, through the stages of the main genres of popular music at the time, in especial the Choropt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectChoro (Música)pt_BR
dc.subjectEtnomusicologia - Brasilpt_BR
dc.subjectMusica popular - Brasilpt_BR
dc.titleO choro na Belle Époque no Rio de Janeiro (1902-1920) : uma perspectiva etnomusicologicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples