O uso de elementos estruturais do blues na improvisação de Amilton Godoy : um estudo sobre a aquisição da expertise na prática da música instrumental brasileira improvisada
Resumo
Resumo : O objetivo desta pesquisa é verificar como os elementos estruturais do blues são utilizados por Amilton Godoy em improvisações do Zimbo Trio. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: (1) revisão da literatura sobre improvisação e expertise e suas possíveis aplicações na música instrumental brasileira improvisada, procurando a definição de conceitos e explanação histórica deste estilo musical; (2) seleção de cinco solos de Amilton Godoy em improvisações do Zimbo Trio que contenham elementos estruturais característicos do blues; (3) Transcrição e análise rítmica, harmônica e melódica desse material musical, buscando-se verificar como este músico aplica os elementos característicos do blues nos solos selecionados. O uso moderado de elementos estruturais do blues foi identificado como a principal estratégia cognitiva para a aquisição de expertise musical em improvisos que visem uma sonoridade semelhante à obtida por Amilton Godoy. O desenvolvimento dessas estratégias pode ser associado a um estudo deliberado que leve em conta a prática de escalas blues (tradicional e maior) aplicadas em semicolcheias ou em tercinas (em referência ao shuffle) e ao cuidado para que a mensagem musical a ser comunicada ao ouvintes não descaracterize a identificação de temas reconhecidos internacionalmente pela indústria fonográfica como canções no contexto da bossa nova Abstract : The purpose of this research is to verify how blues fundamental elements are employed in Zimbo Trio improvisations. This research has been developed in three steps: (1) a literature review about improvisation and expertise and its possible applications in the improvised Brazilian instrumental music, looking for the definition of concepts and historical explanation of this musical style; (2) selection of five Zimbo Trio improvisation solos which contain blues fundamental elements; (3) transcription and rhythmic, melodic and harmonic analysis of this musical material, in order to verify how this musician applies blues fundamental elements in the chosen solos. The moderate use of blues fundamental elements was identified as the primary cognitive strategy for acquiring expertise in musical improvisations aiming to a sound similar to that obtained by Amilton Godoy. The development of these strategies can be associated to a debilerate study that takes into account practical of blues scales (major or minor) applied to octave-notes or in triplets (in reference to shuffle) and to a special care in which the musical message to be communicated to listeners do not defeat the identification of musical themes internationally recognized by the music industry as songs in bossa nova context
Collections
- Bacharelado [59]