Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorDalgute, João Tiagopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T15:39:23Z
dc.date.available2024-02-23T15:39:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86671
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanellipt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A finalidade deste trabalho é compreender a relevância da atividade coral sua de contribuição no desenvolvimento da vida musical a partir da fase escolar da adolescência. Para tanto serão abordadas conceituações técnicas da atividade, seguidas de uma perspectiva histórica com ênfase na realidade brasileira, destacando a experiência vivenciada pelo país nas décadas de 30 e 40 por ocasião do trabalho de Heitor Villa-Lobos com Canto Orfeônico, na perspectiva de um recorte comparativo em relação ao trabalho de intenções semelhantes, desempenhado pelo compositor húngaro Zontán Kodály. A pesquisa contará ainda com estudos acadêmicos que abordam a fase adolescente em aspectos fisiológicos, comportamentais, psicológicos e cognitivos, bem como a relação desses indivíduos com a música, problematizando como o canto coral poderia ser introduzido em seu cotidiano escolar no formato de uma atividade musical cujo nível de interesse se sobrepusesse ao âmbito da obrigatoriedade curricular. Por fim, serão citadas duas tentativas educacionais recentes envolvendo a aplicação do canto coral como proposta de educação musical em escolas públicas de ensino fundamental brasileiro, como referencial em termos de registro científico, dos caminhos de aproximação até aqui percorridospt_BR
dc.description.abstractAbstract : The purpose of this study is to understand the importance choral activity and its contribution in the development of musical life of teenager as from school stage. Therefore, Technical concepts of activity will be approached and It followed of a historical perspective with Brazilian reality emphasis, highlighting the experience lived by the country in the 30s and 40s decades with Heitor Villa-Lobos in Orpheonic Singing, compared with similar work done by the Hungarian composer Zontán Kodáliy. The research will also include academic studies that approach teenagers stage in physiological, behavioral, psychological and cognitive aspects, as well as relationship of these ones with the music, questioning how the choral singing could be introduced in their everyday school life in a musical activity format with level of interest above the requirement of the course. Finally, this study will cite two recent researchs about the applicatin of choral singing as a proposal in music education in Brazilian public schools, in condition of the approach alternatives available in the scientific record formatpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudo - Infantojuvenilpt_BR
dc.subjectMusica coralpt_BR
dc.subjectCanto coral infanto-juvenilpt_BR
dc.titleA experiência com canto coral na fase escolar da adolescencia e sua contribuição no estudo de músicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples