A formação musical na segunda licenciatura em música – PARFOR/UFPR turma 01 – 2012/2015 : caminhos e desafios
Resumo
Resumo : A presente pesquisa tem como tema: A formação musical na segunda licenciatura em música – PARFOR/UFPR turma 01 – 2012/2015: caminhos e desafios. Nele foram investigados os primeiros passos da educação e educação musical no Brasil, desde seu descobrimento diante das implantações de leis e políticas públicas prescritas e atuais, dando subsídios para as mudanças. O objetivo principal é analisar a grade curricular deste curso que está sendo realizado por professores sem formação específica para atuar na disciplina de música. Com a homologação da Lei nº 11.769 e a atuação dos professores diante de seu cumprimento e realidade do contexto da educação básica de acordo com a lei, sendo desenvolvidas em suas funções diante do panorama da formação docente em música e a falta de profissionais formados na área. A falta de qualificação especifica leva alguns professores a procurar especializações no âmbito nacional pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, programa emergencial ofertado por Instituições de Ensino Superior, a qual o foco da pesquisa avalia a Universidade Federal do Paraná. O presente estudo é qualitativo e quantitativo, aborda aspectos de apreciações bibliográficas e análise de questionário onde mostrará a realidade das aluna/professoras Abstract : This research has as its theme: The musical formation in the second degree in music - PARFOR / UFPR class 01 - 2012/2015: pathways and challenges. In it the first steps of education and music education were investigated in Brazil since its discovery on the laws of deployments and prescribed and current public policies, with subsidies for the changes. The main objective is to analyze the curriculum of this course which is being held by teachers without specific training to work in the music discipline. With the approval of Law No. 11.769 and the work of teachers in front of their fulfillment and reality of the context of basic education in accordance with the law, being developed in their functions before the panorama of teacher training in music and the lack of trained professionals in the area . The lack of qualification specifies leads some teachers to seek expertise at the national level by the National Training Education Teachers Basic Plan - PARFOR, emergency program offered by higher education institutions, which the focus of research evaluates the Federal University of Parana. This study is qualitative and quantitative, covering aspects of bibliographic assessments and questionnaire analysis will show where the reality of student / teachers
Collections
- Licenciatura [62]