Hegemonia da indústria da música na escuta de jovens em Curitiba
Resumo
Resumo : O tema deste trabalho tem como base teorias socioculturais desenvolvidas por Theodor Adorno e Max Horkheimer, como a indústria cultural, desenvolvida quanto à perspectiva do sistema econômico capitalista, com foco nas considerações relacionadas à música. Tem como objetivo verificar e estabelecer um paralelo entre a indústria da música e a escuta musical de jovens nos dias de hoje, tendo como hipótese a predominância da referida indústria na escuta e preferência musical de jovens, devido ao grande envolvimento destes tanto com músicas, quanto com os veículos de comunicação, que são os meios pelos quais a indústria propaga as suas mercadorias musicais. Uma das questões principais é compreender o quanto o advento de novas tecnologias, como a internet, é capaz de proporcionar ao jovem novas escutas que não vinculadas à mídia, visto que a internet é uma ferramenta de acesso às pesquisas e conta com um acervo infinito de informações, músicas e produtos digitais. O método utilizado para a obtenção de dados é o estudo de levantamento, com um questionário respondido por jovens da cidade de Curitiba, que proporcionou respostas as quais foram analisadas embasadas nas teorias explicadas no decorrer do trabalho. Concluiu-se principalmente que a indústria da música, mediante os veículos de comunicação, atinge de maneira determinante os seus objetivos, verificando a predominância da mídia na escuta e preferência musical dos jovens participantes do estudo e, desta forma, limita e condiciona as suas escolhas e comportamentos relacionados à música Abstract : The theme of this work is based on socio-cultural theories developed by Theodor Adorno and Max Horkheimer, as the culture industry, developed as to the capitalist economic system perspective, focusing on considerations related to music. Aims to determine and establish a parallel between the music industry and the music listening young people these days, under the hypothesis that the prevalence of industry in listening and musical preference of young people, because of the involvement of these both songs, as with the media, which are the means by which industry spreads its musical goods. A major issue is to understand how the advent of new technologies such as the Internet, is able to provide the young new listens not linked to media, since the internet is an access tool to research and to an infinite collection of digital media. The method used to obtain data is the study of survey with a questionnaire answered by young people of the city of Curitiba, which provided answers which were analyzed informed the theories explained in this work. It was concluded mainly to the music industry through the media, reaches a decisive way its objectives, checking the prevalence of media listening and musical preference of study participants young and thus limits their choices and conditions and behaviors related to music
Collections
- Licenciatura [62]