O espelho de valdrada : uma abordagem composicional em arte sonora através do conceito de dialogismo de Mikhail Bakhtin
Resumo
Resumo : Devido à sua natureza interdisciplinar, a arte sonora abrange conceitos de criação advindos das mais variadas vertentes da arte. No século XX, ao longo do tempo, a espacialização sonora, o crescente uso das tecnologias de síntese e produção de sons, a experimentação de diversos artistas em campos tecnológicos distintos e suas trocas em âmbitos de atividades comuns propiciaram novas perspectivas de abordagem criativa e novos espaços de reflexão para as artes. Nesse sentido, a arte sonora se define em parte como uma reunião de manifestações e conceitos artísticos que estão na fronteira entre música e os outros ramos da arte, em que o som é o material de referência na criação. Nessa pesquisa, se pretende abordar essa vertente artística, a arte sonora, através do conceito de dialogismo do linguista e filósofo russo Mikhail Bakhtin, tendo em vista que essa perspectiva considera um tipo de relação dialógica entre várias disciplinas, no campo artístico e conceitual. Desse modo, a arte sonora, ao estabelecer uma relação dialógica entre âmbitos da arte anteriormente contrapostos, gera uma forma expandida de composição Abstract : The sonic art, concerning its interdisciplinary nature, encompasses ideas about creation that are originate in the various fields of art. In the 20th-century artistic context, the investigation of the concept of spacialization and the growing advances in the use of technology of sound composition and synthesis, and the interchanged practices of many artists, from their technological environments, provided new perspectives to artistic creation and reflection thereof. In this sense, the sonorous arts can be defined in part as a kind of relation among many artistic manifestations and concepts that lie between the limits of music and the other arts’ domains, and this configuration grounds the central concept of the sound as the leading, essential material in the aesthetic creation. In this context, it will be very useful to explore the concept of dialogism, conceived by the Russian philosopher and literary critic M. Bakthin. This key concept in the work of the philosopher is relevant to this project insofar as it takes in consideration a large and diverse perspective of objects that can be focused under this view, as the art works. Thereby, the conception of the sonorous art as an encompassing field grounded by a kind of dialogic relation between the arts and that the sound not only guides the aesthetic creation but lies in its core, will be focused as an expanded form of music composition
Collections
- Bacharelado [59]