A música na educação infantil : um olhar para a prática musical nos Centros Municipais de
Resumo
Resumo : A presente pesquisa teve por objetivo abordar a importância da música na Educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação básica que atende crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos. A pesquisa aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moradias Belém, localizado na cidade de Curitiba, Paraná. O delineamento metodológico da pesquisa esteve voltado para um estudo de caso tendo como principais ferramentas de coleta de dados a observação direta, a observação participante e a entrevista semiestruturada. Em um primeiro momento foi realizada a observação direta das atividades realizadas pelos profissionais que atuam na instituição. Em um segundo momento, ocorreu à observação participante das atividades desenvolvidas com a turma do maternal II. A partir de uma sequência didática planejada pelos professores da Educação Infantil, foi possível compreender questões que permeiam o processo de ensino-aprendizagem da música na Educação Infantil. Concluise com esse trabalho que a música na Educação Infantil, quando pensada num contexto pedagógico, organizada, preparada e transmitida por profissionais experientes, pode vir a contribuir com o desenvolvimento e a formação integral das crianças Abstract : This research aimed to address the importance of music in kindergarten, considered the first stage of basic education, that meets children aged between 0 and 5 years. The research took place at the Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) Moradias Belém, located in Curitiba, Paraná. The methodological design of the research was focused on a case study with the main data collection tools being direct observation, participant observation and semi-structured interview. At first direct observation of the activities carried out by professionals working in the institution was performed. In a second step, the ran to the participant observation of the activities developed with the class of maternal II. Thus, from a didactic sequence planned by kindergarten teachers, it was possible to understand issues that permeate the music teaching-learning process in kindergarten. We conclude with this work that music in education in kindergarten when thought ain an educational context, organized, prepared and transmitted by experienced professionals may well contribute to the development and the integral formation of children
Collections
- Licenciatura [62]