dc.contributor.advisor | Fernandes, Cláudio Aparecido, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Lima, Eva Silveira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T14:19:07Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T14:19:07Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86655 | |
dc.description | Orientador: Prof. Ms. Cláudio Aparecido Fernandes | pt_BR |
dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O trabalho aqui apresentado tem por objetivo analisar de que forma os professores da Educação Infantil desenvolvem suas propostas pedagógicas referentes à linguagem musical, no Centro Municipal de Educação Infantil Moradias Belém, localizado na cidade de Curitiba – Paraná. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com as professoras, entrevistas semiestruturadas sobre as práticas de linguagem musical com o objetivo de verificar como essas profissionais planejam e aplicam a pedagogia musical com as crianças de dois anos. Questionamentos referentes ao desenvolvimento da linguagem musical e até mesmo a pesquisa de novas práticas que venham ao encontro de seu trabalho também serão o objeto estudo. Do mesmo modo, é necessário compreender como esses professores desenvolvem o conteúdo proposto. Em vista disso, outra meta é verificar o processo de oferta/procura a cursos, palestras e oficinas de linguagem musical oferecidos aos professores da rede municipal de educação pela Secretaria Municipal de Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The work presented here aims to analyze how teachers of early childhood education develop their pedagogical proposals related to musical language in the Municipal Center for Child Education Houses Bethlehem, located in the city of Curitiba - Paraná. Thus, a case study was conducted with teachers, semi-structured interviews about the musical language practices in order to see how these professionals plan and apply to musical pedagogy with children two years. Questions relating to the development of musical language and even the search for new practices that meet its work will also be the study object. Similarly, it is necessary to understand how these teachers develop the proposed content. In view of this, another goal is to check the supply process / demand courses, lectures and workshops of musical language offered to teachers in the municipal education by the Municipal Education | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Música na educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores de música | pt_BR |
dc.subject | Musica na escola | pt_BR |
dc.subject | Musica na educação | pt_BR |
dc.title | O professor e a música : práticas para crianças de dois anos no Centro Municipal de Educação Infantil Moradias Belém | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |