Aulas de música para alunos com deficiência intelectual e as possibilidades de ensino e aprendizagem : estudo de caso em uma escola de educação especial no município de Curitiba
Visualizar/ Abrir
Data
2015Autor
Ribas, Célia Mozer da Silva Taborda
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este estudo apresenta as práticas de ensino desenvolvidas com um grupo de 10 alunos, que apresentam deficiência intelectual, numa escola de educação especial, no município de Curitiba. As atividades estão embasadas no método de Zoltán Kodály (1882-1967), pedagogo musical húngaro que contribuiu largamente para a pedagogia da educação musical. Foram utilizadas duas técnicas de ensino que propõem atividades de solfejo e canto, envolvendo vários conteúdos do currículo básico do ensino de música, que são: a manossolfa, e o pentagrama lúdico móvel. A manossolfa é uma técnica de gestuais com as mãos que representam as notas musicais e as alturas. O pentagrama lúdico é um recurso que pode ser confeccionado pelo próprio aluno e utilizado posteriormente para práticas de ensino com solfejo e canto, podendo se ampliar para possíveis composições de sequências melódicas. Na pesquisa apresenta-se um breve histórico sobre as políticas públicas relacionadas à deficiência intelectual, trazendo definições acerca da deficiência, com abordagens da legislação vigente que têm contribuído para avanços significativos. Do mesmo modo, abordam-se especificidades acerca da educação especial musical, amparo legal relacionado ao ensino da música e as características da escola especial. A metodologia de pesquisa está pautada na natureza qualitativa e quantitativa, visto que se trata de um estudo de caso, numa determinada escola, realizando uma análise do quadro clínico dos educandos, os planos de aula aplicados ao grupo e por fim os resultados das atividades. No trabalho pedagógico observou-se a eficácia das práticas aplicadas que somaram novas experiências e aprendizado tanto para a professora quanto para os alunos Abstract : This study introduces the educational practices with a 10-student-group who have intellectual disabilities in a special education school in the city of Curitiba. The activities are based under Zoltán Kodály’s method (1882-1967), a Hungarian music educator who has largely contributed to the music education pedagogy. Two teaching techniques that proposes sight singing and singing activities were used, involving several contents of the music education curriculum basis. They are the Curwen hand signs, in which is different hand signs are used to signify particular pitches; and the mobile playful pentagram, which can be made by the student and be used for teaching practice with musical theory and singing later, and may be extended for possible melodic sequences compositions. The research presents a brief background on public policies related to intellectual disabilities and disability definitions, and tells about current laws that have contributed to important advances. It also has an approach on the special musical education, legal support related to music education and special school characteristics. The research methodology is guided by the qualitative and quantitative nature, since it is a case study in a particular school, performing a clinical condition analysis of the students, the lesson plans applied to the group, and finally the activities results. The pedagogical work looked at the applied practices effectiveness which gathered new experiences and learning both for the teacher and for the students
Collections
- Licenciatura [62]