Um modelo de realização de baixo contínuo para trechos da ópera Ariane et Bacchus, de Marin Marais (1696), segundo as regras do Nouveau traité de l’accompagnement de Saint-Lambert (1707)
Resumo
Resumo : O presente trabalho propõe uma discussão sobre a técnica de baixo contínuo, baseando-se no Nouveau traité de l’accompagnement de Saint-Lambert, publicado no ano de 1707. As regras apresentadas por Saint-Lambert foram aplicadas a trechos selecionados da ópera Ariane et Bacchus, de Marin Marais, do ano de 1696. A aplicação das regras de Saint-Lambert sobre os trechos da ópera gerou, como produto final, uma sugestão de realização do acompanhamento destas partes ao cravo. O tratado de Saint-Lambert e o conteúdo de suas regras serão disponibilizados pela primeira vez para público lusófono pela tradução do tratado, que está incluída como anexo desta monografia. Os conceitos e normas apresentados pelo autor poderão, na posteridade, ser aplicados às demais partes da ópera e outras obras de semelhante contexto histórico Abstract : The current monograph presents a discussion about the thoroughbass technique, based on SaintLambert’s Nouveau traité de l’accompagnement, published in 1707. The rules presented by Saint-Lambert were applied upon selected excerpts of the opera Ariane et Bacchus, by Marin Marais, from 1696. The application of Saint-Lambert’s rules upon excerpts of the opera has generated, as a final product, a suggestion of thoroughbass realization for these excerpts to be played on the harpsichord. Saint-Lambert’s treatise and the content of its rules will be made available for the first time for the Lusophone public by the treatise’s translation, which is included as an attachment of this monograph. The concepts and rules presented by the author could, in posterity, be applied to the remaining excerpts of the opera and to other works with a similar historical background
Collections
- Bacharelado [59]