• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino coletivo de instrumentos musicais : uma visão panorâmica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_Amanda_Gusmao_dos_Santos.pdf (411.7Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Santos, Amanda Gusmão dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O ensino coletivo de instrumentos musicais é um formato de aula no qual vários alunos são postos numa mesma turma para aprender um instrumento. Esse modelo de educação é aplica- do em diversos ambientes, porém ainda há certa resistência de professores que acreditam que o ensino individual possibilita maior desenvolvimento técnico. O objetivo do trabalho é ofe- recer uma visão global de estratégias e procedimentos aplicados no ensino coletivo. Para tan- to, foram considerados três métodos de ensino coletivo, verificando similaridades e diferenças entre eles e relacionando-os com as experiências pessoais da autora. Levando em conta suas particularidades e adotando metodologias adequadas, o ensino coletivo apresenta diversas possibilidades. As aulas coletivas democratizam o ensino de música ao colocar vários estu- dantes numa mesma turma. Com a interação entre os alunos, as aulas em grupo proporcionam maior socialização e a prática musical é valorizada para elevar a motivação dos estudantes e ensinar conceitos musicais por meio do fazer. Com a análise comparativa verificou-se que diferentes procedimentos podem ser executados com bons resultados ao se considerar o obje- tivo, contexto e variáveis aplicáveis
     
    Abstract : The collective teaching for musical instruments is a teaching format in which several students are in a same group to learn an instrument. This teaching model is applied in many places, but there is still some resistance of teachers who believe that individual lessons are more efficient. This research aims in offer a reflection of strategies and proceedings used in the musical col- lective teaching. To do so, three methods of collective teaching were analyzed, verifying simi- larities and differences between them and relating them to the author’s personal experiences. Observing the particularities and applying appropriate methodologies, the collective teaching presents several possibilities. The group lessons democratize musical education by placing multiple students in the same classroom. With the interaction between students, the group teaching provides greater socialization and the musical practice is promoted to create the stu- dents motivation and teaching musical concepts through practice. With the comparative anal- ysis it was found that different strategies might be executed with good results if we consider the goal, the context and the variables applicable
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86645
    Collections
    • Licenciatura [62]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV