O ensino coletivo de instrumentos musicais : uma visão panorâmica
Resumo
Resumo : O ensino coletivo de instrumentos musicais é um formato de aula no qual vários alunos são postos numa mesma turma para aprender um instrumento. Esse modelo de educação é aplica- do em diversos ambientes, porém ainda há certa resistência de professores que acreditam que o ensino individual possibilita maior desenvolvimento técnico. O objetivo do trabalho é ofe- recer uma visão global de estratégias e procedimentos aplicados no ensino coletivo. Para tan- to, foram considerados três métodos de ensino coletivo, verificando similaridades e diferenças entre eles e relacionando-os com as experiências pessoais da autora. Levando em conta suas particularidades e adotando metodologias adequadas, o ensino coletivo apresenta diversas possibilidades. As aulas coletivas democratizam o ensino de música ao colocar vários estu- dantes numa mesma turma. Com a interação entre os alunos, as aulas em grupo proporcionam maior socialização e a prática musical é valorizada para elevar a motivação dos estudantes e ensinar conceitos musicais por meio do fazer. Com a análise comparativa verificou-se que diferentes procedimentos podem ser executados com bons resultados ao se considerar o obje- tivo, contexto e variáveis aplicáveis Abstract : The collective teaching for musical instruments is a teaching format in which several students are in a same group to learn an instrument. This teaching model is applied in many places, but there is still some resistance of teachers who believe that individual lessons are more efficient. This research aims in offer a reflection of strategies and proceedings used in the musical col- lective teaching. To do so, three methods of collective teaching were analyzed, verifying simi- larities and differences between them and relating them to the author’s personal experiences. Observing the particularities and applying appropriate methodologies, the collective teaching presents several possibilities. The group lessons democratize musical education by placing multiple students in the same classroom. With the interaction between students, the group teaching provides greater socialization and the musical practice is promoted to create the stu- dents motivation and teaching musical concepts through practice. With the comparative anal- ysis it was found that different strategies might be executed with good results if we consider the goal, the context and the variables applicable
Collections
- Licenciatura [62]