Ao luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turin
Resumo
Resumo: Esta tese se propõe a investigar as experiências do escultor paranaense João Turin (1878-1949) com a mídia fotográfica, com enfoque nas dinâmicas de apropriação da reprodutibilidade técnica no contexto de sua prática profissional, durante o processo de transição do século XIX para o século XX. O estudo sobre este indivíduo tem como pano de fundo a proposta de compreender como formavam-se as múltiplas confluências entre as linguagens fotográfica e escultórica, percorrendo, paralelamente, os usos pessoais da fotografia pelos escultores do contexto, bem como sua utilização enquanto suporte de divulgação e, inversamente, como referência para a criação escultórica. O protagonista desta pesquisa, João Turin, foi um importante agente cultural no campo artístico curitibano. Ele iniciou sua atividade profissional aos treze anos, como aprendiz de marceneiro, e aprimorou habilidades na Escola de Belas Artes e Indústrias, na década de 1890. Após destacar-se na instituição, recebeu subsídios estatais para aprofundar sua formação na Europa, onde permaneceu até 1922. Na década de 1910, tendo residido em Paris, absorveu novas influências artísticas, participou de prestigiosos salões e desenvolveu seus primeiros projetos para monumentos, consolidando sua trajetória profissional. Ao mesmo tempo, sua permanência na Europa fora também marcada pelas crises promovidas durante a Primeira Guerra Mundial. Em seu retorno ao Brasil, motivado pelas comemorações do Centenário da Independência, foi o escultor responsável por executar em Curitiba diversos monumentos retratísticos atrelados à onda da estatuamania paranista, trabalhos com os quais recebeu papel de destaque em jornais, periódicos ilustrados e no cinema local. Neste sentido, ao considerar a interconexão entre ambas as linguagens, explorando todos os possíveis meios de influência e reverberação possibilitados pela apropriação da fotografia, a presente pesquisa busca compreender de que maneiras esta relacionou-se ao ofício escultórico de João Turin, durante a execução, promoção e rememoração das suas esculturas. Com base nos manuscritos originais do artista, fotografias em diferentes formatos e veículos, reportagens e outros documentos relacionados, a análise abrange diversas facetas, organizadas em três categorias fundamentais: os usos pessoais da fotografia por escultores; o uso da mídia fotográfica como referência na criação escultórica; e o uso do suporte escultórico como referência para imagens fotográficas. Estas três lentes utilizadas ao observar as imagens selecionadas para esta pesquisa visam contribuir para a elucidação de usos sociais da imagem técnica no campo da escultura como instrumento de memória, estudo, criação e autopromoção. Sob a perspectiva de Walter Benjamin, a interseção entre a arte e a reprodutibilidade técnica é a principal linha teórica a nortear esta tese. Com isto, pretende-se contribuir para um entendimento inicial do papel desempenhado pela fotografia na prática da escultura. A relevância deste objetivo reside também em sua singularidade, uma vez que não foram identificadas outras pesquisas sobre o escultor João Turin que abordem essa conjunção categórica. Portanto, nesta tese propõe-se a interposição dos elementos específicos que delineiam a dinâmica "fotogênica" entre escultura e fotografia. Abstract: This thesis aims to investigate the experiences of the Brazilian sculptor, João Turin (1878-1949), from Paraná, with photographic media, focusing on the dynamics of technical reproducibility within the context of his professional practice during the transition from the XIX to the XX century. The study of this individual aims to understand the multiple convergences between photographic and sculptural languages, concurrently exploring the personal uses of photography by sculptors in that context, as well as its use as a means of dissemination and conversely as a reference for sculptural creation. The protagonist of this research, João Turin, was an important cultural figure in the artistic field of Curitiba. He began his professional activity at the age of thirteen as an apprentice carpenter, improving his skills at "Escola de Belas Artes e Indústrias" (the School of Fine Arts and Industries) around 1890s. After standing out in the institution, he received state subsidies to further refining his education in Europe, where he stayed until 1922. After 1911, residing in Paris, he absorbed new artistic influences, participated in prestigious salons, and developed his initial projects for monuments, solidifying his professional trajectory. Simultaneously, his time in Europe was shadowed by the crises brought on during the First World War. Upon his return to Brazil, motivated by the celebrations of the Centennial of Independence, he was the sculptor responsible for executing several monumental sculptures in Curitiba tied to the wave of "paranista" statue mania, works that earned him a prominent role in newspapers, illustrated periodicals, and the local cinema. In this regard, considering the interconnection between both languages, also exploring all possible means of influence and reverberation facilitated by the use of photography, this research seeks to understand how this effect related to João Turin's sculptural work during the execution, promotion, and commemoration of his sculptures. Based on the artist's original manuscripts, photographs in numerous formats and media, articles, and other related documents, the analysis covers diverse aspects organized into three fundamental categories: the personal uses of photography by sculptors; the use of photographic media as a reference in sculptural creation; and the use of sculptural support as a reference for photographic images. These three lenses used to observe the selected images for this research aim to contribute to the elucidation of the social uses of technical images in the field of sculpture as a tool for memory, study, creation, and self-promotion. Through Walter Benjamin’s perspective, the intersection between art and technical reproducibility is the main theoretical framework guiding this thesis. The goal is to contribute to an initial understanding of the role played by photography in sculptural practice. The relevance of this objective lies in its singularity, as no other research on the sculptor João Turin has been identified to addresses this categorical conjunction. Therefore, this thesis proposes the interposition of specific elements that delineate the "photogenic" dynamics between sculpture and photography.
Collections
- Teses [163]