"Sabia que esta florzinha dá pra comer?" : a descoberta de sabores na educação infantil
Resumo
Resumo: As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) englobam espécies nativas, exóticas ou naturalizadas que não vem sendo convencionalmente utilizadas na alimentação humana. No entanto, essas plantas comestíveis já fizeram parte da alimentação humana e vem ganhando acanhado espaço na culinária atual e estudos que demonstram suas propriedades, versatilidade e a sua invisibilidade diante da alimentação convencional. Conhecer e integrar essas plantas em nossa alimentação é uma maneira de contribuir para o meio ambiente e para a saúde através da diversidade alimentar, assim como abrir novas possibilidades de enxergar e sentir sabores, cheiros e texturas, com a consequente ampliação da visão de mundo. O objetivo deste estudo é investigar o processo experiencial de crianças da Educação Infantil em relação aos seus espaços de convívio, à algumas PANC locais e aos diferentes sabores provenientes de degustações. A metodologia adotada foi de intervenção-investigação, utilizando uma abordagem qualiquantitativa. O estudo envolveu crianças da pré-escola em atividades pedagógicas interdisciplinares, que incluíram a identificação de sensações e sabores ao explorar plantas alimentícias locais, facilmente encontradas e com boa palatabilidade. Essas atividades pedagógicas objetivaram a estimulação da visão, do tato, do olfato, da audição e olhar voltado para o paladar com foco principal nos três dos cinco sabores cientificamente reconhecidos: amargo, doce e azedo. Para coletar os dados, as atividades degustativas foram gravadas e foram enviados questionários com o objetivo de inventariar as plantas reconhecidas pelas crianças e seus familiares em seu ambiente de convívio, e outras para serem reconhecidas através de exemplares e identificações escritas. O inventário teve como objetivo principal determinar um ponto de partida com registro escrito das plantas conhecidas, reconhecidas e acessíveis para a criança e/ou sua família, destacando aquelas que são negligenciadas ou ignoradas como fontes de alimento. Os nomes das plantas foram transcritos de acordo com a forma escrita no questionário, considerando também variações populares de nomes, como no caso da salsa e salsinha, ou a denominação da fruta ou da planta que a produz, como limão ou limoeiro, além de gramíneas de diferentes tipos. Os dados confirmam o distanciamento do ser humano em relação ao seu meio botânico, a perda do letramento botânico através das gerações e a relação entre o reconhecimento botânico dos familiares com a predisposição ao degustar. No entanto, também demonstram que a fase da educação infantil oferece oportunidades significativas para promover mudanças substanciais na vida cotidiana das famílias, ampliando a variedade de sabores e percepções do ambiente em que vivem e interagem, tanto de forma individual quanto coletiva. Abstract: Unconventional Food Plants (PANC) include native, exotic or naturalized species that have not been conventionally used in human food. However, these edible plants were already part of human food and have been gaining more space in current cuisine and studies that demonstrate their properties, versatility and their invisibility on conventional food. Getting to know and integrating these plants into our diet is a way of contributing to the environment and our health through food diversity, as well as opening up new possibilities for seeing and feeling flavors, smells and textures, with the consequent expansion of our worldview. The objective of this study is to investigate the experiential process of children in Kindergarten in relation to their living spaces, some local PANC, different flavors and reactions from tastings. The adopted methodology was an intervention-training-research, using a quali-quantitative approach. The study involved preschool children in interdisciplinary pedagogical activities, which included the identification of sensations and flavors when exploring local plants, easily found and with good palatability. These activities aimed to stimulate vision, touch, smell, taste and hearing with a main focus on three of the five scientifically recognized tastes: bitter, sweet and sour. To collect the data, a questionnaire was sent with the aim of listing the plants recognized by the child and his family in his family environment, serving as a basis for future actions. In the questionnaire, the children were instructed to ask an adult family member about the plants present in their house, land, pots or surroundings. The main objective of the inventory was to determine a written starting point of known and accessible plants for the child and/or his family, highlighting those that are neglected or ignored as sources of food. The names of the plants were transcribed according to the form written in the questionnaire, also considering popular variations of names, as in the case of parsley and other parsley variants, or the name of the fruit or plant that produces it, such as lemon or lemon tree, in addition to grasses of different types, such as peanuts and evergreens. The data confirm the distancing of human beings from their botanical environment, the loss of botanical literacy across generations and the relationship between the botanical recognition of family members with the predisposition to taste. However, they also demonstrate that the early childhood education phase offers significant opportunities to promote substantial changes in the daily lives of families, expanding the variety of flavors and perceptions of the environment in which they live and interact, both individually and collectively.
Collections
- Dissertações [94]