dc.contributor | Kandauroff, Lara | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Takeda, Sibele Yoko Mattozo, 1982- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Fisioterapia | pt_BR |
dc.creator | Cruz, Andressa Koch da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T21:15:57Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T21:15:57Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86459 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Sibele Y. Mattozo Takeda | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Fisioterapia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Atualmente é frequente o emprego de realidade virtual no processo de reabilitação de pacientes com Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVEi). Objetivou-se identificar os parâmetros mais eficazes no tratamento de pacientes adultos com AVEi crônico, especialmente no desfecho da marcha, na utilização do console Nintendo Wii?. Trata-se revisão sistemática a partir de ensaios clínicos randomizados e/ou controlados, coletados no período de 14/09/2018 a 19/10/2018, nas bases PubMed, SciELO e Scopus e armazenados no software Mendeley® para a seleção duplo-cega de títulos. As palavras-chave utilizadas na coleta em português foram: acidente vascular encefálico; dano cerebral crônico; terapia de exposição à realidade virtual; paresia; marcha; Em inglês: stroke; brain damage, chronic; virtual reality exposure therapy; paresis; gait. Foram encontrados 100.681 estudos, em portugês e inglês, entretanto, apenas 2 artigos atenderam plenamente aos critérios de elegibilidade. A partir da análise dos artigos incluídos, observou-se que apesar das limitações encontradas, os parâmetros de intervenção com uso da realidade virtual (RV), 3 vezes na semana durante 8 semanas, acima de 40 minutos com um total de 16 h, utilizando os jogos do Wii Fit associado a plataforma Wii Board demonstrou ser a mais efetiva para melhora nas fases de apoio, balanço e cadência da marcha dos indivíduos adultos com AVEi crônico | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Acidente vascular cerebral | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.title | Revisão sistemática sobre os parâmetros da utilização da Nintendo WII para tratamento do desfecho da marcha em indivíduos adultos com acidente vascular encefálico crônico | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |