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dc.contributorKandauroff, Larapt_BR
dc.contributor.advisorTakeda, Sibele Yoko Mattozo, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Fisioterapiapt_BR
dc.creatorCruz, Andressa Koch dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-15T21:15:57Z
dc.date.available2024-02-15T21:15:57Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86459
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Sibele Y. Mattozo Takedapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Fisioterapiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Atualmente é frequente o emprego de realidade virtual no processo de reabilitação de pacientes com Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVEi). Objetivou-se identificar os parâmetros mais eficazes no tratamento de pacientes adultos com AVEi crônico, especialmente no desfecho da marcha, na utilização do console Nintendo Wii?. Trata-se revisão sistemática a partir de ensaios clínicos randomizados e/ou controlados, coletados no período de 14/09/2018 a 19/10/2018, nas bases PubMed, SciELO e Scopus e armazenados no software Mendeley® para a seleção duplo-cega de títulos. As palavras-chave utilizadas na coleta em português foram: acidente vascular encefálico; dano cerebral crônico; terapia de exposição à realidade virtual; paresia; marcha; Em inglês: stroke; brain damage, chronic; virtual reality exposure therapy; paresis; gait. Foram encontrados 100.681 estudos, em portugês e inglês, entretanto, apenas 2 artigos atenderam plenamente aos critérios de elegibilidade. A partir da análise dos artigos incluídos, observou-se que apesar das limitações encontradas, os parâmetros de intervenção com uso da realidade virtual (RV), 3 vezes na semana durante 8 semanas, acima de 40 minutos com um total de 16 h, utilizando os jogos do Wii Fit associado a plataforma Wii Board demonstrou ser a mais efetiva para melhora nas fases de apoio, balanço e cadência da marcha dos indivíduos adultos com AVEi crônicopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectAcidente vascular cerebralpt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.titleRevisão sistemática sobre os parâmetros da utilização da Nintendo WII para tratamento do desfecho da marcha em indivíduos adultos com acidente vascular encefálico crônicopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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