dc.contributor.advisor | Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Vieira, Ricardo Hideki Tsuchiya | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T18:31:12Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T18:31:12Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86453 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquez | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa procura analisar os traços modernistas encontrados nos álbuns intitulados Tropicália ou panis et circencis (1969, São Paulo) e Tropicália II (1993, São Paulo). Investiga-se quais aspectos do Modernismo, promovido pela Semana de 1922, mais caracterizam esse movimento e se seriam esses atributos que fizeram com que a vanguarda denominada Tropicália tenha assumido papel tão importante na história. O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar os processos antropofágicos e sua relação com o Tropicalismo. Para essa investigação, é necessária maior compreensão dos dois movimentos vanguardistas, estudo este feito mediante a pesquisa e entendimento de diversas obras que fizeram parte deste contexto, caracterizando com mais precisão esses movimentos e compreendendo a sua importância para o disco Tropicália II. Os métodos utilizados na pesquisa envolveram o levantamento bibliográfico histórico, compreensão da etnomusicologia, descrição etnográfica, a relação entre a música e a palavra cantada e o método de análise musical (forma, instrumentação e arranjo), no qual foram ouvidos e analisados os álbuns Tropicália I e II, tomando nota de seus principais aspectos e constatando se há traços do modernismo no movimento tropicalista e quais seriam esses traços | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This research seeks to analyze the modernist traits found in the albums titled Tropicália ou panis et circencis (1969, São Paulo) and Tropicália II (1993, São Paulo). We investigate which aspects of Modernism, promoted by the Week of 1922, most characterize this movement and whether these attributes were what caused the avant-garde called Tropicália to assume such an important role in history? The objective of this research is to understand and analyze anthropophagic processes and their relationship with Tropicalism. For this investigation, a greater understanding of the two avant-garde movements is necessary, a study carried out through research and understanding of several works that were part of this context, characterizing these movements more precisely and understanding their importance for the album Tropicália II. The methods used in the research involved historical bibliographical research, ethnographic description, the relationship between music and the sung word and the method of musical analysis (form, instrumentation and arrangement), in which the albums Tropicália I and II were heard and analyzed, taking note of its main aspects and verifying whether there are traces of modernism in the tropicalist movement and what these traces would be | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: Esta investigación busca analizar los rasgos modernistas encontrados en los álbumes Tropicália ou panis et circencis (1969, São Paulo) y Tropicália II (1993, São Paulo). Investigamos qué aspectos del Modernismo, impulsado por la Semana de 1922, caracterizan más a este movimiento y si estos atributos fueron los que hicieron que la vanguardia llamada Tropicália asumiera un papel tan importante en la historia. El objetivo de esta investigación es comprender y analizar los procesos antropofágicos y su relación con el Tropicalismo. Para esta investigación es necesaria una mayor comprensión de los dos movimientos de vanguardia, un estudio realizado a través de la investigación y comprensión de varias obras que formaron parte de este contexto, caracterizando con mayor precisión estos movimientos y comprendiendo su importancia para el álbum Tropicália II. Los métodos utilizados en la investigación involucraron la investigación bibliográfica histórica, la descripción etnográfica, la relación entre la música y la palabra cantada y el método de análisis musical (forma, instrumentación y arreglo), en los que se escucharon y analizaron los álbumes Tropicália I y II, tomando tomar nota de sus principales aspectos y verificar si existen huellas del modernismo en el movimiento tropicalista y cuáles serían dichas huellas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Veloso, Caetano, 1942 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Gil, Gilberto, 1942- - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Antropofagia | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Tropicalismo (Música) | pt_BR |
dc.title | Antropofágicos musicais nos álbuns Tropicália I e II de Caetano Veloso e Gilberto Gil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |