As produtoras musicais negras em Curitiba : um processo criativo invisibilizado
Resumo
Resumo : Em um cenário musical predominantemente homogêneo, a representação e inclusão de grupos historicamente marginalizados é desafiador. Por isso, esta pesquisa concentra-se na compreensão da situação sociocultural das produtoras musicais negras em Curitiba. A partir da investigação da influência do racismo e do machismo na gestão da indústria fonográfica com essas profissionais. Utilizando a abordagem da Etnomusicologia Dialógica e os métodos que incluem a autoetnografia, a pesquisa bibliográfica e as entrevistas semiestruturadas com Clementaum, Érica Silva, Ariane Rodrigues e Lia Carvalho. A pesquisa revelou, por meio da correlação da teoria com as informações obtidas nas entrevistas, que essas dinâmicas sociais criam barreiras e causam a invisibilidade dessas profissionais e destacou a necessidade de promover a inclusão neste cenário musical. Justificando-se pela notável falta de diversidade étnica e de gênero nesse ambiente em específico entre os anos de 2019 e 2022 Abstract : In a predominantly homogeneous music landscape, representation and inclusion of historically marginalized groups is challenging. Therefore, this research focuses on understanding the sociocultural situation of black music producers in Curitiba. Based on the investigation of the influence of racism and machismo in the management of the recording industry with these professionals. Using the Dialogical Ethnomusicology approach and methods that include autoethnography, bibliographical research and semi-structured interviews with Clementaum, Érica Silva, Ariane Rodrigues and Lia Carvalho. The research revealed, through the correlation of theory with information obtained in interviews, that these social dynamics create barriers and cause the invisibility of these professionals and highlighted the need to promote inclusion in this musical scene. Justified by the notable lack of ethnic and gender diversity in this specific environment between the years 2019 and 2022. Resumen : En un panorama musical predominantemente homogéneo, la representación e inclusión de grupos históricamente marginados es un desafío. Por tanto, esta investigación se centra en comprender la situación sociocultural de los productores musicales negros en Curitiba. Basado en la investigación de la influencia del racismo y el machismo en la gestión de la industria discográfica con estos profesionales. Utilizando el enfoque de la Etnomusicología Dialógica y métodos que incluyen autoetnografía, investigación bibliográfica y entrevistas semiestructuradas con Clementaum, Érica Silva, Ariane Rodrigues y Lia Carvalho. La investigación reveló, a través de la correlación de la teoría con informaciones obtenidas en entrevistas, que estas dinámicas sociales crean barreras y provocan la invisibilidad de estos profesionales y destacó la necesidad de promover la inclusión en esta escena musical. Justificado por la notable falta de diversidad étnica y de género en este entorno concreto entre los años 2019 y 2022
Collections
- Bacharelado [59]