A representação do cavaquinho nos livros didáticos do PNLD : entre a marginalidade e a descoberta
Resumo
Resumo : O cavaquinho, instrumento de origem portuguesa, se popularizou no Brasil tornando-se item indispensável na prática da música popular brasileira. No entanto, mesmo tão utilizado, o cavaquinho foi marginalizado ao longo de sua história. Em 1890 no Brasil, época do governo de Deodoro da Fonseca, sua posse poderia levar o dono à prisão caso este não comprovasse vínculo trabalhista. O próprio carnaval, festa popular onde o cavaquinho é amplamente utilizado, também foi indicativo de criminalidade e o porte do instrumento em público podia ser interpretado como vadiagem. O problema desta pesquisa está justamente nesta constatação paradoxal acerca do cavaquinho; marginal por um lado, imprescindível, por outro. O objetivo foi traçar o percurso histórico do instrumento, atentando para o referido paradoxo, e analisando, em especial, como ele tem sido abordado e historicizado em um dos mais potentes vetores da cultura do país, os livros didáticos do programa PNLD, utilizados por milhões de estudantes em sua formação básica. A pesquisa se justifica pela presença marcante do cavaquinho na música brasileira; instrumento harmônico em diversas manifestações musicais do país, incluindo o carnaval, em contraste com sua constante segregação a instrumento de menor importância, como também o alto investimento no programa PNLD e seu papel social. O método aqui proposto é de pesquisa bibliográfica Abstract : The cavaquinho, an instrument of Portuguese origin, became popular in Brazil, becoming an indispensable item in the practice of Brazilian popular music. However, despite its widespread use, the cavaquinho has been marginalized throughout its history. In 1890 in Brazil, during the government of Deodoro da Fonseca, possession of the cavaquinho could lead to the owner being imprisoned if he couldn't prove that he was employed. Carnival itself, a popular festival where the cavaquinho is widely used, was also an indication of criminality and carrying the instrument in public could be interpreted as loitering. The problem of this research lies precisely in this paradoxical observation about the cavaquinho; marginal on the one hand, indispensable on the other. The aim was to trace the historical path of the instrument, paying attention to this paradox, and analyzing, in particular, how it has been approached and historicized in one of the most powerful vectors of the country's culture, the textbooks of the PNLD program, used by millions of students in their basic education. The research is justified by the remarkable presence of the cavaquinho in Brazilian music; a harmonic instrument in various musical manifestations in the country, including carnival, in contrast to its constant segregation as an instrument of lesser importance, as well as the high investment in the PNLD program and its social role. The method proposed here is bibliographical research
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