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dc.contributor.advisorGava, José Estevampt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorLara, Nicholas Eloy Delfinopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T15:11:39Z
dc.date.available2024-02-08T15:11:39Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86403
dc.descriptionOrientador: Professor José Estevam Gavapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Hélio Delmiro é um guitarrista carioca que viveu na época da bossa nova, época de harmonias refinadas e elaboradas. Inserido nesse universo, Delmiro começou a experimentar e descobrir sua maneira de improvisar. Porém, quando questionado a respeito de suas influências, Delmiro apenas menciona o guitarrista Wes Montgomery e o violonista Baden Powell. Seriam mesmo estes artistas os únicos a influenciar os improvisos do guitarrista carioca? Quais teriam sido as influências do blues e do bebop, estilos nos quais a improvisação é vital? Ouvindo-se as improvisações de Hélio Delmiro pode-se notar que há influência, sim, do blues e bebop; há o idiomatismo característico dos instrumentos de sopro; os bends e pentatônicas do blues, além da rítmica da música brasileira, tudo isso adaptado ao violão e à guitarra. Esta pesquisa demonstra as semelhanças entre o improviso de Delmiro e de improvisadores de blues e bebop. Para tanto, são analisados trechos dos improvisos que contêm esses elementos. Pela perspectiva da intertextualidade são destacadas e analisadas essas passagens para salientar de que forma Hélio Delmiro utiliza os elementos de cada estilo para improvisar. Palavras-chave: improvisação; música instrumental brasileira; Hélio Delmiro; intertextualidade; análise musicalpt_BR
dc.description.abstractAbstract : Hélio Delmiro is a Brazilian guitarist who lived in the bossa nova era, a period of refined and elaborated harmonies. Inserted in this universe, Delmiro began to experiment and discover his way of improvising. But when asked about his influences, Delmiro only mentions Wes Montgomery and Baden Powell. Are these artists the only ones to influence the improvisations of Hélio Delmiro? Which would have been the influences of blues and bebop, styles in which improvisation is vital? By listening to the improvisations of Hélio Delmiro, one can note that indeed there are influences from blues and bebop; there is the distinctive idiom of wind instruments; the bends and pentatonics of the blues, besides the rhythmic of the Brazilian music, all this adapted to the guitar. This research demonstrates the similarities between Delmiro's improvisation and blues and bebop improvisers. To do so, sections of the improvisations that contain these elements are analyzed. Thanks to the perspective of intertextuality, these excerpts are highlighted and analyzed to demonstrate how Hélio Delmiro uses the elements of each style to improvisept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectImprovisação (Musica)pt_BR
dc.subjectMúsica instrumental - Brasilpt_BR
dc.subjectMusica - Analise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectGuitarristaspt_BR
dc.titleA intertextualidade no idiomatismo de Hélio Delmiro : análise das influências do bebop e blues em seus improvisospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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