Musicalização infantil em Antonina/PR histórico e análise das realizações nas escolas municipais
Resumo
Resumo : O tema da presente pesquisa é sobre a musicalização infantil nas escolas municipais da cidade de Antonina/PR. As administrações municipais de Antonina, desde há muito, valorizam e investem na educação musical das crianças e no cenário musical local. Apesar dessa constatação, há grande carência de registros documentais e estudos formais a respeito dessa intensa atividade. O objetivo geral para este trabalho é trazer em evidência, por meio de um estudo de caso, a prática da musicalização infantil nas escolas do município de Antonina, enquanto atividade relevante para o cenário das escolas públicas do Paraná. Este trabalho traz como justificativa a ideia que as atividades musicais em Antonina sempre foram intensas, dentro do estado do Paraná, incluindo as atividades de musicalização, no entanto pouco se escreveu sobre isso. Além disso, buscar um maior aprofundamento a respeito do contexto da musicalização nas escolas municipais de Antonina pode servir de referência a outras instituições de ensino e a professores de educação musical. Esta pesquisa constitui num estudo de caso e as fontes utilizadas são documentos já existentes e depoimentos de pessoas envolvidas no projeto de musicalização infantil do município de Antonina Abstract : The theme of this research is about children's musicalization in municipal schools in the city of Antonina/PR. The municipal administrations of Antonina, for a long time, value and invest in the musical education of children and in the local music scene. Despite this finding, there is a great lack of documentary records and formal studies regarding this intense activity. The general objective of this work is to highlight, through a case study, the practice of children's musicalization in schools in the city of Antonina, as a relevant activity for the scenario of public schools in Paraná. This work is justified by the idea that musical activities in Antonina have always been intense, within the state of Paraná, including musicalization activities, however little has been written about this. In addition, seeking a deeper understanding of the context of musicalization in Antonina's municipal schools can serve as a reference for other educational institutions and music education teachers. This research constitutes a case study and the sources used are existing documents and testimonials from people involved in the children's musicalization project in the city of Antonina
Collections
- Licenciatura [62]