A dificuldade de aprendizado da matemática : um estudo sobre os elementos determinantes para a objeção do saber
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Data
2020Autor
Cruz, Vinicius Noschang Campos da
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Resumo : A dificuldade dos estudantes no aprendizado de conteúdos matemáticos é um fenômeno que pode ser extremamente danoso ao desenvolvimento de seu conhecimento na área e suas abordagens em diferentes níveis de ensino. Com base nisso, o combate a essas adversidades é vital para poder-se criar um cenário favorável em relação à matemática, para torná-la motivadora e não intimidadora para os estudantes. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo investigar as possíveis relações entre a defasagem do aprendizado de conteúdos matemáticos da Educação Básica com os erros na matemática de alunos recém ingressos no ensino superior. Os procedimentos metodológicos empregados neste estudo consistem em: uma pesquisa de campo desenvolvida com estudantes recém ingressos na Universidade Federal do Paraná e uma Fundamentação Teórica que tem como fonte trabalhos relacionados a dificuldade do estudante em aprender matemática. A pesquisa de campo deu-se por meio do acompanhamento dos alunos matriculados na disciplina de Introdução ao Cálculo no decorrer de todo o processo de ensino remoto emergencial entre os meses de agosto e setembro de 2020. A partir da análise de dados coletados nas monitorias síncronas e das respostas dos estudantes nas avaliações da disciplina, foi possível concluir que um bom domínio de conteúdos da Escola Básica, e em determinados casos uma defasagem no aprendizado dos mesmos, influenciaram diretamente no aproveitamento dos estudantes nas questões de conteúdos do Ensino Superior Abstract : The students' difficulty in learning mathematical content is a phenomenon that can be extremely harmful to the development of their knowledge in the area and their approaches at different levels of education. Based on this, combating these adversities is vital in order to create a favorable scenario in relation to mathematics, to make it motivating and not intimidating for students. Therefore, the present work aims to investigate the possible relationships between the gap in the learning of mathematical content in Basic Education with the errors in the mathematics of students recently enrolled in higher education. The methodological procedures employed in this study consist of: a field research developed with students recently enrolled at the Federal University of Paraná and a Theoretical Foundation that has as source papers related to the student's difficulty in learning mathematics. The field research took place through the monitoring of students enrolled in the discipline of Introduction to Calculus during the entire process of emergency remote education between the months of August and September 2020. From the analysis of data collected in synchronous monitoring and the responses of students in the evaluations of the discipline, it was possible to conclude that a good mastery of contents of the Basic School, and in certain cases a lag in their learning, directly influenced the students' use in matters of Higher Education content
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