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    O processo seletivo estendido (PSE) como forma de ingresso na licenciatura e bacharelado do curso de matemática da UFPR : diferentes faces de uma mesma gravura

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    R G WILLIAM SFORZA.pdf (191.7Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Sforza, William
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Conhecer a opinião dos alunos do curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre dificuldades encontradas no Processo Seletivo Estendido (PSE), sete (7) anos depois de sua implementação, é o objetivo geral desse trabalho. Esse processo foi incluído no vestibular dos cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística a partir do ano de 2006. Assim, em 2009, ao prestar o vestibular para o curso de licenciatura em Matemática da UFPR, depareime com um cenário diferente do tradicional: além das provas objetivas gerais e das redações, realizadas na primeira e segunda fase do vestibular, tinha também a terceira fase, quando, no primeiro semestre do curso, os alunos que passaram nas duas fases cursam as disciplinas de Funções e de Geometria Analítica e dependem da aprovação em ambas para continuar o curso, caso contrário, não poderão realizar sua matrícula na UFPR. Para coletar dados sobre o objeto que tomo para estudo neste trabalho de conclusão de curso, foi utilizado o instrumento desenvolvido por uma comissão de avaliação coordenada pelos gestores do curso de Matemática e composta por membros do colegiado, alunos e ex-alunos do curso, assim como ex-gestores do curso (particularmente o coordenador do curso à época da criação do PSE). Essa comissão elaborou um questionário contendo questões sobre o curso de Matemática, que foi disponibilizado para alunos e ex-alunos do curso responderem. A análise de algumas dessas questões relacionadas ao desempenho dos estudantes no curso e em especial no PSE foi realizada a fim de verificar quais são os maiores entraves que esses alunos enfrentam, desde seu ingresso no curso. Pôde-se ver que, embora a maioria dos alunos seja favorável ao PSE no curso de Matemática, existem várias ressalvas, especialmente em relação aos professores que ministram as disciplinas de Funções e Geometria analítica
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86238
    Collections
    • Matemática [76]

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