O jogo digital na estimulação neuropsicológica e habilidades leitoras
Resumo
Resumo: A presente Dissertação é constituída por dois estudos. O primeiro, uma revisão sistemática intitulada "O uso de jogos na reabilitação neuropsicológica: revisão sistemática", objetiva analisar o uso do jogo na Reabilitação Neuropsicológica. Para tanto, utilizou-se da recomendação PRISMA pesquisou-se nas bases dados SciELO, BVS, LILACS, Elsevier e Medical Literature Analysis, seguintes termos "game", "rehabilitation" e "neuropsychology", juntamente com descritor booleano "AND" para garantir a combinação entre eles. Foram encontrados 235 artigos entre 2012 e 2021, e após os critérios de elegibilidade, foram selecionados 23 artigos. Os trabalhos selecionados indicaram desde a evolução no desempenho cognitivo global, melhora nas funções executivas, além de melhora em tarefas de memorização e cálculos. Indica-se o benefício e a melhora das funções cognitivas após as sessões de intervenções baseadas em jogo. O segundo estudo teórico em intitulado "Neuropsicologia do jogo digital e habilidades leitoras" com o objetivo de analisar a influência do jogo digital como instrumento de intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades leitoras em crianças em fase inicial de aquisição da lecto-escrita. Para tanto, o método consiste em uma pesquisa de caráter explicativo, exploratório e qualitativo. O percurso teórico constituiu-se na contextualizar o cenário contemporâneo da Neuropsicologia e dos jogos, a investigação dos conceitos e das definições de jogos, a caracterização da leitura e da habilidade de consciência fonológica e discussão dos objetivos e as demandas de aprendizagem no jogo digital por meio de tarefas de consciência fonológica na intervenção neuropsicológica. Foi possível averiguar que o design de jogo e a Neuropsicologia aliados suscitam nova intersecção teórica a qual poderá avançar e ser outro constructo teórico para programas de intervenção nas habilidades leitoras. Abstract: This dissertation consists of two studies. The first one, a systematic review titled "The use of games in neuropsychological rehabilitation: a systematic review," aims to analyze the use of games in Neuropsychological Rehabilitation. To do so, the PRISMA recommendation was used, and searches were conducted in the SciELO, BVS, LILACS, Elsevier, and Medical Literature Analysis databases using the terms "game," "rehabilitation," and "neuropsychology," along with the Boolean operator "AND" to ensure their combination. A total of 235 articles were found between 2012 and 2021, and after applying eligibility criteria, 23 were selected. The selected studies reported improvements in overall cognitive performance, enhanced executive functions, as well as improvements in memory and calculation tasks, i.e., general benefit and improvement of cognitive functions following game-based intervention sessions were reported. The second, a theoretical study is titled "Neuropsychology of digital gaming and reading skills," analyzes the influence of digital games as a tool for neuropsychological intervention in the development of reading skills in children in the early stages of literacy acquisition. The methodology consists of explanatory, exploratory, and qualitative research. The theoretical framework includes the context of the contemporary scenario of Neuropsychology and games, an investigation of the concepts and definitions of games, a characterization of reading and phonological awareness skills, and a discussion of the objectives and learning demands in digital games through phonological awareness tasks in neuropsychological intervention. It was possible to ascertain that the combination of game design and Neuropsychology gives rise to a new theoretical intersection that can advance and become another theoretical construct for reading skills intervention programs.
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