Estudos sobre educação matemática inclusiva presentes nos encontros nacionais de educação matemática
Resumo
Resumo : Este trabalho se propõe a analisar o cenário da Educação Matemática Inclusiva, com base nos trabalhos selecionados em anais das edições do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. É uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo documental, na qual a seleção ocorreu através da busca por palavras-chave: inclusão, incluir, deficiência, deficiente e inclusiva, a partir da lista de títulos dos anais do ENEM. Foram consideradas apenas as obras que não discutem uma inclusão específica e os eventos incluídos vão do VII ENEM (2001) ao XII ENEM (2016) que é o último evento disponível até o momento da coleta dos artigos. Buscar-se-á entender como a Educação Matemática tem atuado na perspectiva da inclusão, visto que há muito pouco contato dos graduandos com essa temática durante a sua formação e a uma das alternativas seria buscar artigos e trabalhos que divulguem como melhor trabalhar com alunos de inclusão. Tendo com objetivo analisar o atual cenário da Educação Matemática Inclusiva, no contexto dos Encontros Nacionais de Educação Matemática e então descrever como a Educação Matemática Inclusiva que acontece nas escolas da Educação Básica é apresentada neste contexto. Com um breve relato histórico e social do processo de mudança do papel do deficiente na sociedade ao longo dos anos e também alguns aspectos da legislação mundial e brasileira que corroboram com essas mudanças. Assim, apresenta-se aos professores a importância da formação continuada, devida a insuficiente formação inicial para se trabalhar com inclusão, bem como a concepção de Educação Matemática Inclusiva como sendo prioritariamente para alunos com deficiência. Abstract: This paper proposes to analyze the scenario of Inclusive Mathematics Education, based on the articles selected in the annals of the National Meeting of Mathematics Education - ENEM. It is a research with qualitative approach, of the type documentary study, where the selection occurred through the search for keywords: inclusion, include, deficiency, deficient and inclusive, from the list of titles in the annals of the ENEM. Only works that did not specify a specific inclusion were considered, and the events included range from VII ENEM (2001) to XII ENEM (2016), which is the last event available at the time of article’s research. It will be sought to understand how mathematics has acted in the perspective of inclusion, since there is very little contact of undergraduates with this theme during their formation and one of the alternatives would be to search for articles that divulge how best to work with inclusion students. With the objective to analyze the current scenario of Inclusive Mathematical Education, in the context of the National Meetings of Mathematical Education and then to describe how the Inclusive Mathematical Education that happens in the schools of the Basic Education is presented in this context. With a brief historical and social account of the process of changing the role of the disabled in society over the years and also some aspects of world and Brazilian legislation that corroborate these changes. Thus, teachers are presented the importance of continuing education, due to insufficient initial training to work with inclusion, as well as the concept of Inclusive Mathematical Education as being primarily for students with disabilities.
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- Matemática [67]