dc.contributor.advisor | Zimer, Tania Teresinha Bruns | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | pt_BR |
dc.creator | Eiglmeier Neto, Otto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T14:41:24Z | |
dc.date.available | 2024-01-23T14:41:24Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86188 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tania T. Bruns Zimer | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa analisou atividades, propostas ou ideias que relacionem a Matemática com a educação voltada para a formação dos alunos para o exercício da cidadania a luz da Educação Matemática Crítica. Atualmente um grande desafio do professor de Matemática é o de propor aulas diferenciadas e que despertem o interesse dos alunos, além de conseguir conciliar suas aulas com o ideal de educação voltada à formação do cidadão, ou seja, aulas que coloquem o aluno no papel principal do processo de ensino-aprendizagem, entendendo-o como um indivíduo dentro de um contexto histórico, político, cultural e social e que isso deve ser valorizado dentro da disciplina de Matemática, com o objetivo de formar um ser humano capaz de melhorar sua qualidade de vida, tomar decisões de forma pessoal e clara, continue a aprender mesmo fora da escola e que entenda seu lugar no mundo e nas diversas comunidades ao qual faz parte. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental através de referenciais teóricos apresentados nas últimas duas edições dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e dos Seminários Internacionais de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Um mapeamento e análises de estratégias de ensino de Matemática ligados à formação cidadã foi construído e assim foi possível detectar que na maioria dos casos as atividades propõem aulas que desenvolvam a autonomia, o senso crítico e a conscientização do papel do aluno na comunidade ao qual o grupo de alunos ou a
escola fazem parte e que a partir dessas maneiras de se pensar a Matemática e suas aulas os alunos tenham muito mais interesse por esta área de conhecimento. Conclui-se que pode-se e deve-se pensar em formas diferentes de se ensinar Matemática, tanto para o Ensino Básico, quanto a Formação de Professores, observando a Matemática como um campo fundamental para se alcançar uma educação que vise a transformação e ascensão social, sendo possível utilizar a Matemática e as aulas de Matemática para alcançar uma educação destinada à formação do cidadão. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Cidadania - Educação | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemática e a formação para a cidadania : estratégias de sala de aula | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |