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dc.contributor.advisorZimer, Tania Teresinha Brunspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorEiglmeier Neto, Ottopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T14:41:24Z
dc.date.available2024-01-23T14:41:24Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86188
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Tania T. Bruns Zimerpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa analisou atividades, propostas ou ideias que relacionem a Matemática com a educação voltada para a formação dos alunos para o exercício da cidadania a luz da Educação Matemática Crítica. Atualmente um grande desafio do professor de Matemática é o de propor aulas diferenciadas e que despertem o interesse dos alunos, além de conseguir conciliar suas aulas com o ideal de educação voltada à formação do cidadão, ou seja, aulas que coloquem o aluno no papel principal do processo de ensino-aprendizagem, entendendo-o como um indivíduo dentro de um contexto histórico, político, cultural e social e que isso deve ser valorizado dentro da disciplina de Matemática, com o objetivo de formar um ser humano capaz de melhorar sua qualidade de vida, tomar decisões de forma pessoal e clara, continue a aprender mesmo fora da escola e que entenda seu lugar no mundo e nas diversas comunidades ao qual faz parte. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental através de referenciais teóricos apresentados nas últimas duas edições dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e dos Seminários Internacionais de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Um mapeamento e análises de estratégias de ensino de Matemática ligados à formação cidadã foi construído e assim foi possível detectar que na maioria dos casos as atividades propõem aulas que desenvolvam a autonomia, o senso crítico e a conscientização do papel do aluno na comunidade ao qual o grupo de alunos ou a escola fazem parte e que a partir dessas maneiras de se pensar a Matemática e suas aulas os alunos tenham muito mais interesse por esta área de conhecimento. Conclui-se que pode-se e deve-se pensar em formas diferentes de se ensinar Matemática, tanto para o Ensino Básico, quanto a Formação de Professores, observando a Matemática como um campo fundamental para se alcançar uma educação que vise a transformação e ascensão social, sendo possível utilizar a Matemática e as aulas de Matemática para alcançar uma educação destinada à formação do cidadão.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectCidadania - Educaçãopt_BR
dc.titleEnsino de matemática e a formação para a cidadania : estratégias de sala de aulapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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