A plataforma de streaming Spotify : usuários, algoritmo e a nova lógica do mercado musical
Resumo
Resumo : O cerne da indústria fonográfica atual está no streaming – plataformas digitais baseadas em algoritmos com automated machine learning – estando o Spotify no topo. A recomendação de músicas do Spotify preserva os gostos pessoais do ouvinte, conforme prometido pelas plataformas de streaming, ou cria tendências de resposta que influenciam sua busca musical? Neste caso, em que medida essa influência é exercida, quais são suas variáveis e lógicas internas? O objetivo geral desta pesquisa foi responder a esses dois questionamentos a partir do estudo das relações entre usuários hipotéticos e a plataforma Spotify. Neste trabalho, provou-se que o elemento de individualização de recomendação de conteúdo não existe no Spotify, assim como se demonstrou a existência de um constante reforço da influência de músicas mais populares sobre as demais. Portanto, o Spotify continua a exercer pressões mercadológicas que moldam o gosto musical das pessoas, formatando suas escolhas e criando tendências gerais, atuando de forma até mais intensa e incisiva do que no mercado fonográfico do século XX, o que justifica esta pesquisa. A coleta de amostras se deu por meio da criação de contas novas no Spotify, com diferentes inputs, com vistas a esclarecer as perguntas de cada um dos testes propostos neste trabalho Abstract : The core of the music industry today is streaming – digital platforms based on algorithms with automated machine learning –, with Spotify at the top. Does Spotify’s music recommendation preserve the listener’s personal tastes, as promised by streaming platforms, or does it create response biases that influence their musical search? In this case, to what extent is this influence exerted, what are its variables and internal logic? The general objective of this research was to answer these two questions based on the study of interactions between hypothetical users and the Spotify platform. In this work, it was proved that the element of individualization of content recommendation does not exist in Spotify, as well as the existence of a constant reinforcement of the influence of more popular songs over the others was demonstrated. Therefore, Spotify continues to exert market pressures that shape people’s musical tastes, shaping their choices and creating general trends, operating even more intensely and incisively than in the phonographic market of the 20th century, which justifies this research. The data collection was done through the creation of new Spotify accounts, with different inputs, in order to clarify the questions of each of the tests proposed in this work
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