O uso de plataformas de streaming e a possibilidade de exploração de novos horizontes musicais
Resumo
Resumo : A popularização de serviços de streaming representa uma possibilidade para os usuários tomarem postura ativa na descoberta de novas obras musicais, sem a necessidade da curadoria de estações de rádio e lojas de discos (físicas ou digitais). Oferecendo uma quantidade praticamente infinita de conteúdo e uma curadoria personalizada, os streamings podem influenciar a formação dos gostos musicais dos usuários. Resta saber em que medida essa mudança se dá para diferentes tipos de ouvintes e o que a variedade disponibilizada pelos serviços representa enquanto oportunidade para expansão de seus horizontes. Esta pesquisa tem por objetivo, portanto, investigar que possibilidades há para o usuário de streaming descobrir músicas de acordo com a reação da inteligência artificial aos dados de navegação deste usuário. A partir da criação de perfis fictícios no YouTube Music e no Spotify, foram analisadas as sugestões musicais desses dois serviços, o que permite observar como ocorre a personalização de conteúdo. As indicações foram examinadas quanto aos estilos musicais e aos selos responsáveis por sua produção e distribuição. Os resultados apontam para modos de funcionamento distintos de cada uma das plataformas e corroboram com práticas da indústria cultural anteriores ao formato de streaming Abstract : The popularization of streaming services represents a possibility for users to take an active attitude on finding new musical pieces, without the necessity of curatorship by radio stations and music stores. By offering an almost endless amount of content and a personalized curatorship, the streaming can influence the user’s musical tastes. It remains to be seen to what extent these changes interfere with different types of listeners and what the diversity available on streaming services represents as an opportunity to expand their horizons. This research aims, therefore, to investigate what possibilities there are for the streaming user to discover music based on the A.I.'s reaction to the user's browsing data. From the creation of profiles on YouTube Music and on Spotify, the musical recommendations of these two services were analyzed, which allows us to observe how content personalization occurs. The recommendations were examined regarding their musical styles and the labels responsible for their production and distribution. The results point to different modes of operation by each of the platforms and suggest that cultural industry practices that took place before the streaming are still active to these days
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