Por trás dos microfones: uma análise sobre as expectativas e necessidades de artistas e estúdios de produção musical da cidade de Curitiba
Resumo
Resumo : Desde a sua chegada ao Brasil no início do século XX, a indústria fonográfica e seus processos têm se fortalecido – se mantendo em pauta, dentro e fora do âmbito universitário, com muitos artistas ainda recorrendo a estúdios de produção musical para concretizar suas obras. Contudo, com um maior foco nas técnicas da produção musical, as relações sociais intrínsecas a este meio muitas vezes passam desapercebidas. A presente pesquisa é motivada por relatos informais sobre tais relações, e, propõe a investigação das necessidades e expectativas – sociais e técnicas – de artistas e estúdios em Curitiba. Embasado nas teorias de autores como Fernando Iazzetta, Bobby Owsinski, Leonardo Salazar e Mike Senior, o presente trabalho busca coletar e formalizar relatos sobre a produção de fonogramas tal qual analisar e traçar paralelos entre as diferentes constatações, obtidas por intermédio de questionários distintos direcionados tanto a artistas que já produziram em estúdios fonográficos curitibanos quanto a estúdios locais de produção musical Abstract : Since its arrival in Brazil in the beginnings of the 20th century, the recording industry and its processes have been strengthening themselves – with ongoing discussions, inside and outside the academic medium, and many artists still turning to recording studios to materialize their work. However, with a bigger focus on the music production techniques, the intrinsic social relationships of these surroundings often go unnoticed. Induced by informal reports about said relationships, this research proposes to inquire the social and technical needs and expectations from both studios and artists from the city of Curitiba. Grounded on the theories and texts of authors such as Fernando Iazzetta, Bobby Owsinski, Leonardo Salazar and Mike Senior, this research seeks to collect and formalize said reports about the production of records but also analyze and draw parallels between the different ascriptions, attained through distinct questionnaires aimed both at artists that have recorded at studios in Curitiba and local recording studios
Collections
- Bacharelado [59]