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dc.contributor.advisorYampolschi, Roseane, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorLopes, Leonardo Lourençopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T17:57:15Z
dc.date.available2024-01-18T17:57:15Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86136
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Roseane Yampolschipt_BR
dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem por finalidade a composição e a descrição do processo criativo de minha obra, Suíte noturna, para contrabaixo acústico solo, criada a partir da exploração da gama de timbres que o instrumento oferece. Tais sonoridades são integradas musicalmente por meio de eventos produtivos que se constituem a partir de uma pesquisa sobre formas de abertura e indeterminação do material artístico. A revisão bibliográfica consiste, primeiramente, numa contextualização de aspectos estéticos referentes ao surgimento do conceito de obra aberta, explicitando sua relevância no universo da arte contemporânea. Em seguida, as contribuições de John Cage e Pierre Boulez, no âmbito da música contemporânea. Complementarmente, a compreensão desses conceitos gera uma fundamentação reflexiva ao trabalho de criação, culminando numa experiência rica entre teoria e práticapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this work is the composition and description of the creative process of my piece, Suíte noturna, for solo double bass, developed from the exploration of the range of timbres that the instrument offers. Such sonorities are musically integrated through productive events that are constituted from a research about mobile forms and indeterminacy of the artistic material. The bibliographic revision consists, firstly, in a contextualization of aesthetic aspects related to the emergence of the concept of mobile form, explaining its relevance in the field of contemporary art. Regarding the musical scope, we talk about the first strands that emerged from this poetics, represented by John Cage and Pierre Boulez. Complementarily, the understanding of these concepts generates a reflexive foundation to the creative work, culminating in a rich experience between theory and practicept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrática interpretativa (Música)pt_BR
dc.subjectImprovisação (Musica)pt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectContrabaixopt_BR
dc.titleA poética do indeterminado integrada ao processo composicional da obra Suíte Noturna, para contrabaixo acústico solopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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