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dc.contributor.advisorRodrigues, Indioney Carneiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorMachado, Hayana Micheley Turekpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T17:38:02Z
dc.date.available2024-01-18T17:38:02Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86131
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Indioney C. Rodriguespt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho aborda uma das linguagens da cultura hip hop, o rap (ritmo e poesia), expressão musical cantada e rimada. A pesquisa estabelece as bases do seguinte problema: poderia o rap, como manifestação artística poética e musical, servir como ferramenta para aplicação dos quatro princípios da teoria educacional anarquista, especialmente no que toca à alfabetização, letramento e musicalização? Responder tais questionamentos transpassa em refletir sob a perspectiva das multirrealidades culturais, políticas, sociais e econômicas brasileiras. Enquanto objetivo geral, o trabalho almeja exemplificar o rap como ferramenta de auxílio para alfabetização, letramento e educação musical de jovens e adultos, consonante à bibliografia consultada. Como objetivo específico, este trabalho pretende comprovar os princípios da teoria e ação educacional anarquista. A partir da revisão da bibliografia relacionada à educação anarquista a ação foi desenvolvida em módulos. A ação descreve educandos que tiveram vivências em educação musical, sob a perspectiva anarquista em que foi observado, registrado e contribuído com a articulação cultural dos hip hoppers do município de Almirante Tamandaré/PR. Posteriormente, foi produzido um documentário inter-relacionando a contracultura hip hop e a contracultura punkpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present works approches one of the languages of hip hop culture, aka rap (rhytm and poetry), song and rimed musical expression. The research states the bases for the following problem: would rap, as a poetical, artiscal and musical expression, be useful as a tool for the appliance of the four principals of teory and action of anarchist education, specially for lettering and musicalization? Answering such questions implies into reflecting about the perspective of brazilian multiple realities cultural, political, social, and economical. As general goal, the work aims to exemplify rap as a helping tool to lettering and musical education for youngsters and adults, consonant to the bibliografical references. As specifically goal, this work intend to affirm principals of teory and action of anarchist education. From the review of the given bibliografy as relate to anarchist education, the action was developed in moduls. The action describes students who had living experiences in musical education, under anachist perspective and was recorded and also contributed with cultural articulation from hip hoppers from Almirante Tamandaré/PR county. Later, a documentary concerning the relation between hip hop and punk-rock contraculturept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectPunkspt_BR
dc.subjectMusicos de rockpt_BR
dc.subjectHip-hop (Cultura popular)pt_BR
dc.subjectRap (Música)pt_BR
dc.titleA educação anarquista inter-relacionada ao rap, o hip hop e ao punk : pesquisa de campo realizada na cidade de Almirante Tamandaré com os grupos locaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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