dc.contributor.advisor | Azevedo, Francisco Gonçalves de, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Navarro, Gabriel Queiroz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T17:29:07Z | |
dc.date.available | 2024-01-18T17:29:07Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86127 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Francisco Gonçalves de Azevedo | pt_BR |
dc.description | Monografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho reúne as principais propostas de análise de musicólogos sobre narratividade em música de concerto. A manifestação de narrativa em ambiente musical tem sido alvo de inúmeros questionamentos, pesquisas e teorias, principalmente a partir do final da década de 1980, teorias que nunca ditam um consenso sobre o tema. Considerando as diversas propostas em relação a narratividade em música, como essas diferentes formas de análises se aplicam ao estilo de trilha sonora para videojogos? É possível considerarmos narratividade em música sem o suporte literário? A proposta desta pesquisa é buscar os desdobramentos de teorias músico-narrativas na trilha sonora de jogos eletrônicos, aplicada aos jogos Dark Souls e Dark Souls 3, para entendermos a aplicabilidade na compreensão narrativa das peças por si mesmas e em relação à narrativa dos próprios jogos. O método utilizado foi um estudo de levantamento, análise documental e análise das partituras de duas peças da franquia de jogos Dark Souls | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This work brings together the main analysis proposals of musicologists about narrativity in concert music. The manifestation of narrative in a musical environment has been the target of countless questions, researches and theories, mainly from the late 1980s onwards, theories that never dictate a consensus on the subject. considering the different proposals regarding narrativity in music, how do these different forms of analysis apply in the style of videogame soundtracks? It is possible to consider narrativity in music without literary support? The purpose of this research is to seek the unfolding of music-narrative theories in the soundtrack of videogames, pieces took from the games Dark Souls and Dark Souls 3, to understand the applicability in the narrative comprehension of the pieces by themselves and in relation to the game’s own narrative. The method used in this work was a survey study, document analysis and analysis of the scores of two pieces of the Dark Souls game franchise | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Música para cinema | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos - Canções e música | pt_BR |
dc.subject | Composição (Música) | pt_BR |
dc.title | Música e narratividade sob o escopo das peças Gwyn, Lord of Cinder e Soul of Cinder | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |