Suporte do orientador, valores do trabalho e compromisso com a pesquisa científica de doutorandos da área de negócios
Resumo
Resumo: Os suportes fornecidos pelo orientador ao longo do processo de orientação são reconhecidos como fatores-chave para a motivação e o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos de pós-graduação. Sabe-se que no decorrer da pós-graduação os estudantes passam a explorar os caminhos oferecidos pela comunidade acadêmica e que os suportes fornecidos pelo orientador podem facilitar sua compreensão sobre as ocupações profissionais intrínsecas à carreira acadêmica. Fundamentada na Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas postulou-se que os suportes fornecidos pelo orientador promovem o compromisso com a pesquisa científica de doutorandos da área de negócios considerando os seus valores do trabalho. Em termos metodológicos, foi construído um instrumento para a mensuração dos suportes fornecidos pelo orientador e adaptados os instrumentos que verificaram os valores do trabalho e compromisso com a pesquisa científica. Participaram da amostra 503 doutorandos da área de negócios que estavam desenvolvendo suas teses entre julho e agosto de 2023. Para análise dos dados foi utilizado estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados das relações testadas evidenciaram que o suporte do orientador para a competência exerce efeito positivo e significativo sobre o compromisso com a pesquisa científica de doutorandos da área de negócios. Ao considerar os valores do trabalho, os resultados evidenciaram que os valores intrínsecos do trabalho exercem influência mediadora na relação entre o suporte ao relacionamento e o compromisso com a pesquisa científica. Esses achados reforçam o entendimento de que, ao fornecer suporte para competência, o orientador, não apenas auxilia os alunos a se sentirem mais competentes em suas atividades de pesquisa, mas também estimula seu compromisso com a pesquisa científica. Além disso, corroboram a ideia de que suporte ao relacionamento resulta em benefícios para os alunos, uma vez que influenciam os valores intrínsecos do trabalho e, por sua vez, o compromisso com a pesquisa científica. Isso ocorre porque os alunos percebem a orientação como um ambiente onde podem buscar ajuda do orientador quando necessário. Por fim, os achados promovem contribuições teóricas, práticas e pedagógicas ao campo da orientação acadêmica. Em termos práticos, os achados são importantes porque ratificam que os suportes fornecidos pelos orientadores são meios para impulsionar a motivação e o desenvolvimento do aluno na comunidade acadêmica. Em compensação, quando há frustrações com relação aos suportes oferecidos, estes funcionam como gatilhos para a insatisfação do aluno com a relação orientador-orientando, o que muitas vezes culmina em troca de orientação e desinteresse pela pesquisa científica. Abstract: The support provided by the advisor throughout the orientation process is recognized as key factors for the motivation and personal and professional development of postgraduate students. It is known that during postgraduate studies, students begin to explore the paths offered by the academic community and that the support provided by the advisor can facilitate their understanding of the professional occupations intrinsic to the academic career. Based on the Theory of Basic Psychological Needs, it was postulated that the support provided by the advisor promotes commitment to scientific research among doctoral students in the business area, considering their work values. In methodological terms, an instrument was constructed to measure the support provided by the advisor and the instruments that verified the values of work and commitment to scientific research were adapted. The sample included 503 doctoral students from the business area who were developing their theses between July and August 2023. Descriptive statistics and Structural Equation Modeling (SEM) were used to analyze the data. The results of the relationships tested showed that the supervisor's support for competence has a positive and significant direct effect on the commitment to scientific research of doctoral students in the business area. When considering work values, the results showed that intrinsic work values exert a mediating influence on the relationship between relationship support and commitment to scientific research. These findings reinforce the understanding that, by providing support for competence, the advisor not only helps students feel more competent in their research activities, but also encourages their commitment to scientific research. Furthermore, they corroborate the idea that relationship support results in benefits for students, as it influences the intrinsic values of the work and, in turn, the commitment to scientific research. This is because students perceive guidance as an environment where they can seek help from the counselor when necessary. Finally, the findings promote theoretical, practical and pedagogical contributions to the field of academic advising. In practical terms, the findings are important because they confirm that the support provided by advisors is a means to boost student motivation and development in the academic community. On the other hand, when there are frustrations regarding the support offered, these act as triggers for the student's dissatisfaction with the supervisor-advisee relationship, which often culminates in a change in guidance and disinterest in scientific research.
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- Teses [42]