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    Memorial de arranjo para orquestra jazz sinfônica : Tempo de Amor, de Vinicius de Moraes e Baden Powell

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    R_G_EDUARDO_BARTH_MARTINS.pdf (9.259Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Martins, Eduardo Barth
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este memorial tem o objetivo de descrever o processo de elaboração do arranjo para orquestra jazz da música Tempo de amor, detalhando as dificuldades e conveniências e explicando as decisões tomadas. Para tanto, foram compiladas informações basilares sobre o samba carioca e a orquestração. Essas informações foram usadas no desenvolvimento do arranjo e também na análise. O relato deste memorial inicia com os fundamentos do samba carioca e uma breve contextualização dos afro-sambas, grupo da qual a música a ser trabalhada faz parte. Seguem-se os fundamentos da orquestra e da orquestração, do ponto de vista de Samuel Adler e Sammy Nestico. Descreve-se então o processo do desenvolvimento do arranjo. Por fim, apresenta-se a partitura do arranjo de modo integral, seguida por sua análise, envolvendo harmonia, melodia, estrutura e estética. Como resultado, este trabalho reuniu informações que podem auxiliar quem pretende iniciar-se no estudo da orquestração no âmbito da música popular brasileira, visto que, como ficou evidente neste memorial, é um tema com bibliografia escassa. Tais informações envolvem sugestões a respeito do uso de softwares para estudo e a análise de livros sobre orquestração, relacionando-os com a música brasileira
     
    Abstract : This memorial aims to describe the process of developing the arrangement for a jazz orchestra of the song Tempo de amor, detailing the difficulties and conveniences and explaining the decisions taken by the author. To do so, basic information about samba carioca and orchestration was compiled. This information is used in the development of the arrangement and is also used to analyze it. This memorial begins with the fundamentals of the samba from Rio de Janeiro and a brief contextualization of the afro-sambas, the collection the song originally belongs. Next are the fundamentals of orchestration from the point of view of Samuel Adler and Sammy Nestico. The process of developing the arrangement is then described. Finally, the score of the arrangement is presented in its entirety, followed by its analysis, regarding harmony, melody, structure and aesthetics. As a result, this work gathered information that can help those who intend to start studying orchestration in the context of Brazilian popular music, since, as it was made clear by this memorial, it is a subject with scarce bibliography. Such information involves suggestions regarding the use of softwares for study and the analysis of books on orchestration, relating them to Brazilian music
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86118
    Collections
    • Bacharelado [59]

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