Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorCruz, Eduarda Pinheiro dos Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T16:44:02Z
dc.date.available2024-01-18T16:44:02Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86117
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújopt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente texto trata da motivação de docentes para utilizar jogos educacionais musicais em suas práticas pedagógicas. A problemática se baseia na dúvida de se os professores que utilizam esses tipos de jogos se sentem motivados para isso. Para tanto, objetiva-se investigar qual a motivação de professores para a utilização deste recurso em suas aulas. Como objetivos específicos busca-se descobrir quais tipos de jogos esses professores utilizam, porque usá-los em práticas musicais e se esses professores têm um olhar crítico ao adquirir e ao usar jogos musicais. Com isso, justifica-se que ao investigar sobre a utilização de jogos musicais e com base nas respostas dos participantes da pesquisa, pode-se identificar melhores formas de utilizar ferramentas que auxiliem os docentes a lecionar em aulas de música. Como metodologia foi utilizado o estudo de levantamento, realizado por meio de um questionário. Os resultados indicaram que os jogos didáticos estão presentes nas práticas didáticas dos docentes participantes desta pesquisa, pois, segundo eles, os jogos deixam as aulas mais lúdicas e a diversão proporcionada, motiva alunos e também professores, otimizando o processo de ensino e de aprendizagempt_BR
dc.description.abstractAbstract : This text deals with the motivation of teachers to use musical educational games in their pedagogical practices. The problem is based on the question of whether teachers who use these types of games feel motivated to do so. Therefore, the objective is to investigate the motivation of teachers to use this resource in their classes. As specific objectives, we seek to find out what types of games these teachers use, why use them in musical practices and if these teachers have a critical eye when acquiring and using musical games. With this, it is justified that when investigating the use of musical games and based on the responses of the research participants, it is possible to identify better ways of using tools that help teachers to teach in music classes. As a methodology, the survey study was used, carried out through a questionnaire. The results indicated that didactic games are present in the didactic practices of the teachers participating in this research, because, according to them, the games make the classes more playful and the fun provided, motivates students and also teachers, optimizing the teaching and learning processpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleA motivação e o uso de jogos na educação musicalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples