O estudo da paisagem sonora como ferramenta para uma educação musical aliada à sensibilização ambiental
Resumo
Resumo : Este trabalho apresenta o estudo da paisagem sonora como ferramenta para uma educação musical contextualizada, com ênfase em educação ambiental. O objeto da pesquisa foi delineado a partir da pergunta: como a educação musical pode, sem deixar de lado as preocupações de natureza didática e filosófica de aprendizagem musical, aprofundar a percepção/sensibilidade em relação às questões sociais e ambientais da realidade? O trabalho justifica-se nas crescentes demandas de se flexibilizar o pensamento disciplinar para desenvolver propostas dinâmicas de aprendizado e mais adequadas à complexidade da realidade, e na necessidade de incentivar a preocupação com questões ambientais, tão urgentes em nosso tempo. O objetivo geral da pesquisa foi promover uma experiência de educação musical no contexto de estudantes de Geografia e analisar seus efeitos na ampliação de sua sensibilidade musical e ambiental. Trata-se de uma pesquisa-ação, na qual os dados foram coletados por meio de observações e registros, bem como questionário e entrevistas com os participantes, utilizando uma abordagem da análise qualitativa. Como resultados, constatamos que a oficina promoveu mudanças de percepção nos participantes sobre suas realidades ambientais, a partir do aprendizado musical e da investigação da dimensão sonora da paisagem. Conexões interdisciplinares entre as áreas da música, aprofundando seus entendimentos sobre ela, e da Geografia também foram construídas, enriquecendo a articulação do conteúdo em questão Abstract: This paper presents the study of the sound landscape as a tool for a contextualized music education, with emphasis on environmental education. The object of the research was delineated by the question: how can music education, without forgetting the didactic and philosophical concerns of musical learning, deepen the perception / sensitivity in relation with the social and environmental issues of reality? The work is justified by the growing demands to make disciplinary thinking more flexible to develop dynamic learning proposals that are more appropriate to the complexity of reality, and by the need to encourage concern with environmental issues, so urgent in our times. The general objective of the research was to promote a music education experience in the context of Geography students and to analyze its effects at increasing their musical and environmental sensitivity. This is an action research, in which data was collected through observations and records, as well as a questionnaire and interviews with participants, using a qualitative analysis approach. As a result, we found that the workshop promoted changes at the participants perceptions about their environmental realities, through the musical learning and the investigation of the sound dimension of the landscape. Interdisciplinary connections among the areas of music, deepening their understood about it, and Geography were also built, enriching the articulation of the content in question
Collections
- Licenciatura [62]