• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A tradição popular norueguesa nas obras do compositor Edvard Grieg (1843-1907)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_TABATHA_COLOSSI.pdf (1.135Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Colossi, Tábatha
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A presente pesquisa se desenvolve com o objetivo de elencar quais elementos musicais são aplicados pelo compositor Edvard Grieg (Bergen, Noruega, 1843-1907) como uma referência a tradição musical norueguesa, assim como a maneira com que aparecem quando usados com tal finalidade. A problematização se encontra na falta de conteúdos a respeito de como a aplicação destas técnicas é feita para aludir ao nacionalismo, em comparação ao uso destes mesmos artifícios para diferentes fins. A falta de informações que permitam identificar o que é nacionalista em Grieg, melodicamente e harmonicamente, também compõe parte da problematização. A pesquisa se justifica pela relevância do compositor para o contexto históricomusical de referenciação nacionalista, manifestado em diversas regiões durante seu período. Os métodos utilizados serão a análise musical das obras folclóricas norueguesas e obras de Grieg, assim como a análise de referenciais teóricos
     
    Abstract : This research aims to describe which musical elements composer Edvard Grieg (Bergen, Norway, 1843- 1907) employed as a reference to traditional Norwegian music. The difficulty of the subject is the lack of previous research on how exactly the techniques mentioned were applied, in comparison with the variety of different uses and contexts the same techniques are used with distinct purposes, many of them without nationalist intent. The composer’s relevance to the nationalist-referencing trend of the late romantic musical context, manifested throughout lots of different regions, justifies the research. The methods used are musical and historic analysis of both Norwegian folk music and Grieg’s works as well as the study of theoretical references
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86082
    Collections
    • Bacharelado [59]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV