As práticas da música popular brasileira na obra de João Alexandre
Resumo
Resumo : João Alexandre Silveira é um compositor, arranjador, cantor e violonista da música cristã nacional, que carrega forte influência da música popular brasileira em suas canções. Seu trabalho trouxe contribuições para o desenvolvimento dessa prática no cenário musical religioso do país, principalmente no estado de São Paulo e na região sudeste. No entanto, em âmbito acadêmico, não há nenhum estudo na área musical que destaque essas contribuições. O objetivo geral da pesquisa foi compreender os elementos da música popular brasileira que construíram a sonoridade desse artista a partir da década de 90 até o ano de 2010. A pesquisa buscou analisar se a utilização desses elementos nos arranjos e composições de João Alexandre, pode ser considerada como uma prática musical decolonial que rompe com paradigmas musicais norte-americanos presentes na história da música evangélica brasileira. Para isso, foram analisados elementos musicais e extramusicais do artista, além da realização de uma análise comparativa entre canções presentes nos álbuns Voz e violão (1996), Acústico (1999) e Ao vivo (2010) e outras obras presentes no repertório da MPB. A metodologia utilizada nesta pesquisa consistiu em revisão bibliográfica, levantamento do repertório do artista, transcrição para análise e entrevista com o artista Abstract : João Alexandre Silveira is a composer, arranger, singer and guitarist of national Christian music, who carries a strong influence of Brazilian popular music in his songs. His work brought contributions to the development of this practice in the country's religious music scene, mainly in the state of São Paulo and in the southeast region. However, in the academic field, there is no study in the musical area that highlights these contributions. The general objective of the research was to understand the elements of Brazilian popular music that built the sound of this artist from the 90s to the year 2010. The research sought to analyze whether the use of these elements in João Alexandre's arrangements and compositions can be considered as a decolonial musical practice that breaks with North American musical paradigms present in the history of Brazilian evangelical music. For this, musical and extramusical elements of the artist were analyzed, as well as a comparative analysis between songs present in the albums Voz e violão (1996), Acústico (1999) and Ao Vivo (2010) and other works present in the MPB repertoire. The methodology used in this research consisted of a bibliographic review, a survey of the artist's repertoire, transcription for analysis and an interview with the artist
Collections
- Bacharelado [59]